Arquitetura e Urbanismo
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Oportunizar aos nossos acadêmicos a autonomia necessária para que a arte acompanhe a técnica é o nosso objetivo, afinal acreditamos que o arquiteto, como profissional, é um artista em constante formação e nós temos as ferramentas para desenvolvê-los.
Zaha Hadid uma das grandes arquitetas contemporâneas, afirmou que o ensino da arquitetura só é possível por meio do ato de inspirar o outro e, nós acreditando nisto, entendemos que a arte é parte essencial do universo da arquitetura. Somos um curso sensível à técnica e à função aliadas às cores, às formas e às diversas estéticas artísticas possíveis e a serem desenvolvidas.
Oportunizar aos nossos acadêmicos a autonomia necessária para que a arte acompanhe a técnica é o nosso objetivo, afinal acreditamos que o arquiteto, como profissional, é um artista em constante formação e nós temos as ferramentas para desenvolvê-los.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
São objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso:
I. Incentivar o processo de investigação científica.
II. Desenvolver nos estudantes a capacidade de síntese e integração de
conhecimentos construídos.
III. Dominar técnicas e metodologias de pesquisa.
IV. Aprimorar a capacidade de interpretação e crítica.
V. Articular conhecimentos teórico-práticos.
VI. Fomentar a produção científica.
Estágio Supervisionado
O estágio supervisionado além de um componente curricular obrigatório, vai além das exigências acadêmicas, pois oportuniza ao discente uma experimentação profissional que possibilita a aplicação das teorias acadêmicas em uma situação real. O estágio supervisionado é cursado, preferencialmente, o 8º período do curso, desenvolvido por um projeto próprio que observa o regulamento institucional.
Atividades Complementares
As Atividades Acadêmicas são atividades obrigatórias que, além de contemplarem o processo ativo de participação do estudante na construção de seu currículo com foco na formação profissional e de cidadão comprometido com a comunidade onde atua, visam privilegiar o enriquecimento e a complementação da formação profissional, científica, social e cultural do estudante, nas áreas de ensino e formação sociocultural; responsabilidade social e interesse coletivo; pesquisa e formação profissional; extensão e aperfeiçoamento.
Egressos
Egressos
O perfil do egresso da FIMCA Vilhena é marcado pelos princípios de inclusão e diversidade, de modo a potencializar a formação integral do cidadão. Para tanto, elenca-se as competências e habilidades a serem desenvolvidas no discente, amparadas pelas demandas locais e regionais e pelas atuais demandas do mercado de trabalho.
O egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo estará apto a:
- Compreender e traduzir as necessidades do indivíduo e da sociedade adquirindo os conhecimentos para a concepção, organização e construção dos espaços internos e externos, ao urbanismo, à edificação, ao paisagismo, à conservação e a valorização do patrimônio construído;
- Considerar a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.
- Compreenda o meio social, econômico, ecológico e cultura de forma global e sustentável, por meio da formação humanística;
- Atue de forma ética, acima de qualquer interesse particular, agindo sempre de forma livre de preconceitos e na promoção o bem comum;
- Invista em sua educação permanente, bem como na vida daqueles que com ele estiverem, por entender que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária é tarefa de todos;
- Contribua, como egresso, para a atualização do Projeto Pedagógico do Curso, a partir de sua formação e sua vivência profissional.
Porquê na FIMCA
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, tem o objetivo de entender a importância da experiência e da prática profissional como ferramenta de ensino, tem em seu corpo docente um time de arquitetos atuantes em suas respectivas áreas de ensino, tornando-os capazes de não apenas ensinar na teoria, mas a trazer problemas reais para as salas de aula.
De acordo com o arquiteto modernista Le Corbusier, Arquitetura é um estado de espírito e não uma profissão. Estudar arquitetura é sobretudo oportunizar a si mesmo a capacidade de reconhecer o espaço, a partir deste reconhecimento, entender como as pessoas demandam se inserir neste espaço.