Engenharia Elétrica
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O Engenheiro Eletricista formado na FIMCA Vilhena poderá trabalhar em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição; em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial; em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas; na definição do potencial energético de bacias hidrográficas, no estabelecimento de uma maior eficiência de sistemas energéticos, conservação de energia, fontes alternativas e renováveis de energia; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O TCC tem por objetivos:
a) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada;
b) Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação;
c) Despertar o interesse pela aplicação do conhecimento como meio para a resolução de problemas;
d) Estimular o espírito empreendedor, por meio de desenvolvimento de projetos;
e) Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas e identificação de oportunidades existentes nos diversos setores da sociedade;
f) Desenvolver a capacidade de análise e de busca de soluções para problemas sociais, políticos, tecnológicos, ambientais, éticos e metodológicos;
g) Estimular a construção do conhecimento coletivo;
h) Estimular a inter, multi e transdisciplinaridade;
i) Estimular a inovação tecnológica, através da transferência de tecnologia, desenvolvimento de patentes e/ou comercialização dos resultados;
j) Estimular a articulação entre ensino e pesquisa.
Estágio Obrigatório
Como parte integrante do currículo do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana, o Estágio Curricular Obrigatório tem por objetivos:
i. Facilitar a futura inserção e familiarização do estudante no ambiente de trabalho;
ii. facilitar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional;
iii. propiciar condições de treinamento específico pela aplicação, aprimoramento e
complementação dos conhecimentos adquiridos no curso;
iv. complementar as competências e habilidade previstas no perfil do egresso;
v. oferecer subsídios à identificação de preferências na escolha de sua especialização profissional; e
vi. desenvolver a capacidade crítica e de expressão oral e escrita dos alunos, quando da elaboração e apresentação do relatório de estágio.
Atividades Complementares
A relação teoria-prática pode ser entendida como o eixo articulador da produção do conhecimento, servindo para o acadêmico vislumbrar possibilidades futuras de engajamento no mercado de trabalho, bem como, potencializar o aprendizado teórico. No curso de Engenharia Elétrica, busca-se a construção do conhecimento de forma ampla, integrando teoria e prática, por meio de atividades que possibilitem a aplicação do conhecimento teórico no desenvolvimento de ações. Estas atividades devem estar inseridas na carga horária semanal de diferentes unidades curriculares que compõem a matriz curricular, bem como, em atividades complementares que contribuam, indiretamente, à compreensão do curso e de sua contribuição na sociedade como um todo. Desta forma, tanto as atividades apresentadas na matriz curricular quanto as atividades complementares servirão de meio para atingir a capacidade de relacionar teoria e prática.
Egressos
Egressos
O Engenheiro Eletricista formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas elétricos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Elétrica, em atendimento às demandas da sociedade, nos termos do art. 3o da Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002.
Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o Engenheiro Eletricista tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.
Nessa perspectiva, fundamentado no art. 4o Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002, a formação do Engenheiro Eletricista das Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena, deverá ser capaz de:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Elétrica;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
- Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Elétrica;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Elétrica no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Porquê na FIMCA
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica proposto pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena foi elaborado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia instituída pela Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002 e pela Resolução no 2/2007, assim como nos princípios e competências dos Engenheiros Eletricista estabelecidos pelo CONFEA. O Projeto do Curso foi fundamentado ainda, nas determinações gerais para as Engenharias estabelecidas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA.
Para o alcance do perfil do egresso serão oferecidas possibilidades de apropriação de conhecimento através de atividades diversificadas de ensino, pesquisa e extensão, as quais permitam aos graduados em Engenharia Elétrica o domínio das competências científica, profissional e pessoal, estruturada a partir de uma atitude crítica e reflexiva.
Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o Engenheiro Eletricista tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação. Dessa forma, os profissionais formados em Engenharia Elétrica em conjunto com os demais profissionais formados nos cursos voltados para as áreas das Engenharias e Tecnologias da FIMCA Vilhena criarão na região uma massa crítica de pessoas capacitadas para a implantação de novos negócios e novas indústrias.