Fisioterapia
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Ao final do Curso de Fisioterapia, o aluno deverá estar capacitado a:
1. Na esfera do conhecimento:
- Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos, éticos e bioéticos, das relações interpessoais, comunicação e informação, auto cuidado, princípios e métodos da ciência, tecnologia e processo de trabalho;
- Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional: saúde, processo saúde e doença, atenção à saúde;
- Compreender a relação homem e a sociedade nas suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas e biológicas.
2. No domínio das habilidades intelectuais:
- Acessar, selecionar e manejar informações;
- Identificar, analisar e interpretar os problemas de saúde, no âmbito de atuação do fisioterapeuta;
- Buscar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções dos problemas;
- Utilizar a metodologia científica na aquisição e na produção do conhecimento;
- Utilizar o raciocínio investigativo clínico para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
- Utilizar e manejar apropriadamente as técnicas, os instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional do fisioterapeuta;
- Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
- Gerenciar, organizar, coordenar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência.
3. No domínio das atitudes:
- Compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais;
- Apropriar-se de novas formas de aprender, conectadas com a realidade concreta, aprimorando a independência intelectual, o exercício da crítica e a autonomia no aprender;
- Desenvolver a atitude científica valorizando a produção e utilização do conhecimento científico-tecnológico, aprimorando o rigor científico e intelectual em suas ações sociais e profissionais;
- Ter espírito empreendedor;
- Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional tais como a solidariedade, o respeito à vida humana, a convivência com a pluralidade e a diversidade de pensamento;
- Assegurar o mais alto grau possível de qualidade na atenção prestada ao individuo e à coletividade, com responsabilidade e compromisso;
- Reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional;
- Buscar constante aprimoramento profissional através da educação continuada.
- O perfil do egresso da Faculdade FIMCA Vilhena está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de fisioterapia (RESOLUÇÃO CNE/CES 4, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002).
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
TCC
É um trabalho de conclusão de curso que visa permitir ao aluno da graduação a vivência prática do desenvolvimento da pesquisa acadêmica e a sua formação crítica na área do conhecimento.
Estágios
Os estágios ocorrem a partir do sétimo período onde o aluno vai correlacionar e aplicar à teoria a prática de modo a capacita-lo em sua atuação profissional junto às áreas de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia; Neurofuncional adulto e da criança, saúde da Mulher e da Criança em âmbito ambulatorial, Geriatria, em Fisioterapia no âmbito hospitalar, Fisioterapia na Saúde da Mulher.
Atividades Complementares
São todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem com objetivo de viabilizar a flexibilização curricular, de forma a possibilitar a inserção dos estudos de temas polêmicos da atualidade, na estrutura curricular do curso de Fisioterapia, bem como possibilitar ao aluno diversificar sua formação e desenvolver sua capacidade de lidar com problemas e buscar soluções, conforme sejam seus interesses e necessidades pessoais/profissionais.
Atividades de extensão
Programas e/ou projetos de Extensão, como exemplo projeto castanheira que acontece semestralmente levando atendimentos especializados a comunidade;
Participação em cursos de extensão; participação em Eventos de Extensão como exemplo Seminários, Palestras, Congressos, Conferências, Encontros, Jornadas e similares;
Pesquisa
- Iniciação a pesquisa através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Pesquisas populares, visando aproximação e integração com a comunidade.
- Pesquisas vinculadas a ações pedagógicas e Institucionais
- Pesquisas direcionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico
- Pesquisas voltadas à solução de problemas específicos.
Coordenação e Corpo Docente
Coordenação e Corpo Docente

Sobre
- Titulação: Mestre
Currículo
It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using ‘Content here, content here’, making it look like readable Englis
Porquê na FIMCA
Qual o diferencial do curso?
O curso de Fisioterapia da FIMCA, trás grande diferencial e possibilidades ilimitadas aos futuros fisioterapeutas, por ser uma profissão da área da saúde que visa prevenir e recuperar pacientes com distúrbios funcionais do corpo causados ou não por traumas adquiridos ou por alterações genéticas. O curso possui um corpo docente altamente qualificado, experiente e comprometido no processo ensino/aprendizagem priorizando a qualificação de excelência para a prática profissional.
Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?
O curso de fisioterapia dispõe de centro de reabilitação no próprio campus da IES para prática clínica; piscina aquecida para atendimento de hidroterapia à população.