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Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de Curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 8 semestres

Carreira

Os graduados em Educação Física na FIMCA Vilhena deverão atuar em academias, hospitais e clínicas especializadas, áreas públicas, clubes comunitários, condomínios residenciais, atendimento individualizado ou domiciliar (personal training) ou em quaisquer locais onde ocorram as perspectivas específicas de intervenção do graduado. Ou seja, ligados ao campo da área nãoformal, além de outros campos que venham a oportunizar o entendimento das relações e importância das práticas dos diferentes tipos de atividades físicas.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Através do TCC o aluno deverá demonstrar conhecimento compatível com a habilitação a ser adquirida, aprofundamento temático e conhecimento da bibliografia especializada, bem como, aprimorada capacidade de interpretação, visão crítica e aplicação da ciência enfocada sendo capaz de fazer a interlocução com as áreas afins.

Estágio Profissional Supervisionado

Para a integralização do curso de graduação em Educação Física, será obrigatório o estágio profissional curricular, podendo ser desenvolvida a partir do início da segunda metade do curso, distribuídas em quatro disciplinas. Refere-se aos conhecimentos que se relacionam diretamente com o tipo de
formação almejada, envolvendo experiências vinculadas às especificidades e necessidades regionais, às práticas das atividades físicas e suas relações com a promoção do desempenho, da saúde e qualidade de vida. A dinâmica do estágio se dará a partir de normatização própria aprovada pelo colegiado do curso a partir da legislação vigente.

Atividades Complementares

São atividades acadêmicas independentes presenciais e/ou a distância desenvolvidas  pelo aluno e que estejam relacionadas à formação proposta pelo curso. Podem ser reconhecidos: monitorias e estágios extracurriculares; programas de iniciação científica; programas de extensão; congressos, seminários e cursos. As atividades complementares deverão ser desenvolvidas durante o decorrer do Curso e reconhecidas de acordo com a legislação vigente.

Egressos

O profissional de Educação Física a ser formado na graduação proposta, deverá ser habilitado a:

– Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprio de uma sociedade plural e democrática;

– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades de atividades físicas, sejam elas: programas de exercícios físicos, jogos, esportes, lutas (artes marciais), danças, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

– Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada, não só, nos campos do desempenho atlético e prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, mas também, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do desempenho físico (em suas diferentes dimensões), da gestão de empreendimento relacionada aos diferentes tipos de atividades físicas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas;

– Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

– Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática das diferentes categorias de atividades físicas;

– Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, do rendimento físico-desportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas;

– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas que relacionem a Educação Física no contexto geral, bem como em suas relações com a saúde e qualidade de vida, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;

– Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Última atualização 29 de dezembro de 2022

Porquê na FIMCA

Nas três últimas décadas, a área de atuação do profissional de Educação Física tem-se ampliado rapidamente. Tem sido notável e crescente, o interesse demonstrado por todos os segmentos sociais e escalões etários, em relação aos benefícios advindos da prática das atividades físicas, seja na perspectiva do desempenho, na promoção da saúde e qualidade de vida, educação ou lazer.

Em decorrência do exposto, deflagrou-se na FIMCA Vilhena, um processo de reflexão sobre o modelo acadêmico vigente. Em consequência desta reflexão, surgem as novas proposições educacionais, ao tempo em que, participamos do debate nacional sobre as diretrizes curriculares para os cursos de graduação, especialmente no que concerne à formação do profissional da Educação Física, temos buscado atender às necessidades regionais e locais, não só da comunidade acadêmica, mas também, da sociedade em geral.

No âmbito do curso de Educação Física as reflexões engendradas nos levaram a uma proposta de estruturação curricular que, além de atender aos preceitos da legislação vigente, venha a valorizar, fundamentalmente a formação profissional, sob a perspectiva da trilogia, ensino, pesquisa e extensão, onde se estrutura o espírito universitário. Fazendo parte de uma instituição formadora, devemos estar em constante diálogo com os diferentes setores da sociedade, escutando seus anseios e buscando atender as suas necessidades.

O que acontece no curso

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