logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de Curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

O Engenheiro Civil em sua atividade, atua de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais. (RCF, 2010), a Faculdade FIMCA-VILHENA percebe a necessidade das competências e habilidades deste profissional, para acompanhar o veloz crescimento do Estado de Rondônia e de seu entorno.

Egressos

A concepção, os objetivos e o currículo do Curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos, sólidos, inovador e atualizados capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno, em consonância com o Art. 3º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, explicita que o formando egresso/profissional da engenha deverá ter como perfil sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Civil formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

Com este perfil, o curso atenderá ao que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Civil em relação às competências e habilidades propostas:

– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
– Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
– Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Civil;
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
– Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;
– Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
– Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O egresso do Curso de Engenharia Civil da FIMCA contempla o conteúdo pedagógico necessário à formação profissional do Engenheiro, no que tange a desenvolver, incentivar e revelar as competências e habilidades dispostas no Art. 3º e Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using ‘Content here, content here’, making it look like readable Englis

Última atualização 08 de novembro de 2019

Porquê na FIMCA

O Engenheiro Civil formado pela Faculdade FIMCA-VILHENA terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdade FIMCA-VILHENA será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular