Psicologia
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O profissional formado em Psicologia pela FIMCA Vilhena será capaz de compreender os conhecimentos técnicos e científicos da área e deles se apropriar de maneira contínua, utilizando-os de forma crítica e competente, para atuar nas diversas modalidades de organizações e na sociedade de modo responsável, ético e solidário. Portanto, o Curso de Psicologia apresenta um perfil que incorpora competências e habilidades e que busca formar um profissional que privilegia a formação crítica e reflexiva.
O egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da FIMCA Vilhena será um profissional voltado para o bem-estar do ser humano, sempre comprometido com as demandas sociais e com a saúde, considerando a realidade na qual o curso está inserido. Para tanto, em seu perfil, será necessário o desenvolvimento da autonomia profissional e da capacidade de elaboração de instrumentos de diagnóstico, intervenção e avaliação. Em sua atuação, habilidades de liderança e criatividade, serão essenciais para gestão, organização e implementação de políticas públicas.
De uma maneira geral, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia da FIMCA Vilhena seja capaz de atuar nas áreas de pesquisa, extensão, ensino e prestação de serviços psicológicos, articulando os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde. Esse profissional deverá levar em consideração questões concernentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, tais como: a constituição multirreferencial do saber psicológico, a relação da Psicologia com outras ciências, o respeito pela ética e pelos valores humanos e, por fim, a multideterminação do homem, procurando relacionar suas dimensões biológica, social e histórico-cultural.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
- Estágios – temos dois tipos de estágios que compõem a Matriz curricular, de acordo com a DCN – 2011, são eles: Estágios Básicos e Estágios Profissionalizantes. Os estágios básicos contemplam as observações em campo de estágio para identificar as particularidades dos locais de trabalho. No estágio Profissionalizante o aluno atuará por um período de 2 semestres, no qual atuará com maior autonomia em campo de estágio, identificando as peculiaridades em cada área que abrange a atuação do Psicólogo.
- Atividades Complementares – As atividades Complementares são atividades, como projeto de extensão; Apresentação em Congressos, Seminários, palestras;
- Atividades de extensão – A atividade de extensão que temos atualmente em andamento é o Plantão de Escuta.
- Pesquisa
- E PIBIC – Não temos, ainda, alunos desenvolvendo projetos de pesquisa no PIBIc.
Egressos
Egressos
OBJETIVOS DO CURSO:
Formar profissionais psicólogos habilitados para atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, com formação humanística, perfil crítico, criativo e ético, com conhecimentos e habilidades para intervir nas diferentes áreas e campos da Psicologia visando a prevenção e a promoção da saúde, a compreensão e atuação nos processos educativos e nos processos clínicos em Psicologia, com uma atuação que considere as necessidades sociais, as necessidades específicas logo-regionais, os direitos humanos, a ética, a bioética e a interdisciplinaridade, sendo capaz de empreender, como forma de proporcionar melhoria às condições de saúde da comunidade de modo geral, além de incorporar novas práticas emergentes no campo da Psicologia.
A formação do Bacharel em Psicologia da FIMCA Vilhena tem por objetivos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Porquê na FIMCA
O Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena, foi autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, nos termos da Portaria Ministerial nº 428, de 10 de setembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União nº 176, de 11 de setembro de 2019.
O Curso de Bacharelado em Psicologia da FIMCA Vilhena segue os pressupostos institucionais que almejam formar profissionais generalistas que atendam as carências de mão de obra especializada a nível municipal, estadual e regional. A constante busca pela excelência no ensino de Psicologia associadas as exigências do mercado, impõe o desenvolvimento de metas e estratégias institucionais que visem a formação de profissionais capazes de compreender as necessidades sociais e realizar a prática profissional pautados nos princípios éticos que regem a atuação do formado.
Desta forma, o profissional Psicólogo deve ser comprometido com a sua profissão e precisa ainda ter sólida formação técnica, formação histórica e cultural ampla, que o possibilita a compreender aspectos sociais e ambientais, da atuação para a tomada de decisão, com capacidade analítica e visão crítica para resolução de problemas. É nesse contexto que o curso molda e prepara o acadêmico para que esteja sempre aberto a adquirir novos conhecimentos de forma dinâmica e intermitente, durante toda a sua vida profissional, utilizando de estratégias que treinam as habilidades necessárias para o desenvolvimento das competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs do Curso de Psicologia.
A forma de ingresso no Curso de Graduação em Psicologia da Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena terá como pré-requisito a posse de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e somente será possível mediante classificação em processo seletivo, exceto nos casos previstos na legislação vigente. O processo seletivo é aberto por edital, publicado na forma da lei, do qual constam cursos e vagas oferecidos, prazos, documentação, critérios de classificação e desempate e demais informações úteis.