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Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de Curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

A proposta político-pedagógica do Curso privilegia a formação crítica e reflexiva da(o) enfermeira(o) capaz de:

  • Desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, com enfoque nas principais endemias da região de influência do curso, em nível individual e coletivo, considerando as diferentes necessidades nos diferentes grupos da comunidade;
  • Assumir posições de liderança, alicerçado pelo senso de compromisso e responsabilidade, possuindo habilidades para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma eficaz;
  • Administrar e gerenciar o processo de trabalho de enfermagem, recursos físicos, materiais e de informação, no âmbito das unidades de enfermagem e serviços de saúde;
  • Exercer a prática profissional comprometida com os princípios ético-legais e de bioética;
  • Buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
  • Desenvolver processos educativos no âmbito dos serviços de saúde e na comunidade;
  • Ser crítico e reflexivo, apto a entender a realidade sócio-econômica e política do país e a instrumentalizar-se para participação efetiva no âmbito da saúde;
  • Participar no processo de formação de recursos

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de conclusão é trabalhado de forma gradativa, onde o acadêmico faz em primeiro momento a elaboração do projeto no 6º período e posteriormente o TCC e sua defesa no 8º periodo. O TCC é de suma importância pois estimula a pesquisa e permite ao acadêmico a escrita cientifica.

Estágios

O estágio é dividido em Supervisionado I no 7º período e Supervisionado II no 8º período, no entanto o curso de enfermagem permite o contato precoce do acadêmico com as práticas em laboratório e o ensino clinico, que são as práticas em hospitais e unidades de saúde conveniadas.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício de Carvalho – FIMCA.

As atividades complementares correspondem às práticas acadêmicas que permitem a ampliação curricular e enriquecimento do perfil do acadêmico. A sua inserção na composição curricular, possibilita a estimulação de práticas de estudo independente, visando uma progressiva autonomia intelectual e profissional e proporciona ao acadêmico o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referenciam às experiências profissionais julgada relevante para área de formação considerada.

Constituem, portanto, ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, estimulando mecanismos de conhecimentos adquiridos pelo acadêmico, o seu desenvolvimento deve ser de acordo com sua própria conveniência, oportunidade e compatibilidade de horário com as disciplinas curriculares, desde que tenha correlação com a área de conhecimento do curso.

As atividades complementares fazem parte dos pré-requisitos obrigatórios para colação de grau. Para isso, é estabelecido um total de horas que os acadêmicos devem cumprir durante o Curso de Graduação em Enfermagem.

Assim o presente documento tem por objetivo descrever o regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação de Enfermagem da FIMCA.
O acadêmico deve computar um total de 200 horas complementares a ser avaliada de acordo com o regulamento vigente do curso.

Atividades de extensão

Permite o acadêmico a participar de acoes sociais promovidas por órgãos por instituições particulares ou publicas. Uma ação social de grande relevância que o curso está inserido é o projeto Castanheiras, promovido pela FIMCA, onde todos os acadêmicos são envolvidos.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

Uma instituição e curso comprometidos com a qualidade do profissional enfermeiro, que prepara o profissional para o mercado de trabalho, visando a humanização da assistência e o conhecimento técnico cientifico com qualidade.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

Enfermeiro generalista capaz de desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, com enfoque nas principais endemias da região de influência do curso, em nível individual e coletivo, considerando as diferentes necessidades nos diferentes grupos da comunidade; assumir posições de liderança, alicerçado pelo senso de compromisso e responsabilidade, possuindo habilidades para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma eficaz; administrar e gerenciar o processo de trabalho de enfermagem, recursos físicos, materiais e de informação, no âmbito das unidades de enfermagem e serviços de saúde; exercer a prática profissional comprometida com os princípios ético-legais e de bioética; buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional; desenvolver processos educativos no âmbito dos serviços de saúde e na comunidade; ser crítico e reflexivo, apto a entender a realidade socioeconômica e política do país e a instrumentalizar-se para participação efetiva no âmbito da saúde; participar no processo de formação de recursos humanos de outras áreas e no âmbito dos conhecimentos de enfermagem.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

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Última atualização 30 de agosto de 2019

O que acontece no curso

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