logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de Curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Onde ele poderá atuar?

O campo de atuação do Cirurgião-Dentista é bastante amplo e as possibilidades de carreira profissional para o egresso do Curso de Graduação em Odontologia também são muito grandes. A abordagem do Curso é no sentido de formar o profissional, cirurgião-dentista, generalista, capacitado a exercer quaisquer atividades concernentes à profissão nesse nível de formação, a ingressar em cursos de pós-graduação, dedicar-se às atividades clínicas ou de pesquisa, empreender, ou mesmo seguir a docência.

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória a ser exercida pelo acadêmico concluinte do Curso de Bacharelado em Odontologia. Deve ser desenvolvido com a ajuda de um professor orientador, sob a supervisão geral do Coordenador de Curso ou designado da coordenação.

O TCC deve obedecer ao regimento de TCC do Curso de Bacharelado em Odontologia da FIMCA e normas atualizadas da ABNT e, abordar um tema teórico ou teórico-prático relacionado ao Curso.

Estágios

O Estágio Supervisionado do Curso visa contemplar uma prática profissionalizante de qualidade que otimize as habilidades técnicas e a aplicação prática dos conceitos e fundamentos aprendidos em aulas teóricas, com uma postura ética diante do trabalho.

O Estágio é uma atividade profissional desenvolvida em situação real sob supervisão de profissional qualificado; objetiva oferecer uma formação básica pluralista, discurso epistemológico, teórico e ético, rigoroso, e a inserção do aluno na realidade sociocultural imediata.

Atividades Complementares

Atividades Complementares são todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de Graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem, aceita para compor o plano de estudos dos cursos, objetos deste processo.

Atividades de extensão

As atividades de extensão aproximam o curso de Bacharelado em Odontologia da comunidade a partir de ações educativas e de atendimentos ofertados à população pelos alunos e um ou mais professores supervisores/orientadores dessa ação e, contribuem para que o aluno perceba a importância social de sua profissão e dimensione as demandas e possibilidades de atuação relacionadas com sua área de formação. Levam à sociedade recursos, revelando a preocupação da Instituição em servir à comunidade onde está inserida. Servem aos alunos que aprendem as técnicas profissionais e recebem formação humanística essencial ao profissional destes novos tempos. São ações que surgem para aprimorar as atividades didáticas, atendimentos, estudos que beneficiam a população e que criam campos de aprendizado prático.

Pesquisa

A pesquisa científica contribui para o amadurecimento científico do aluno e sua inserção no processo de revisão/contestação de pressupostos e produção de novos conhecimentos, a compreensão de como os referenciais teóricos foram e são gerados e atualizados, o avanço e novas descobertas da área através da produção científica e sua divulgação em meios/canais específicos, um diferencial na formação acadêmica desse aluno. Diferentes delineamentos de pesquisa podem ser desenvolvidos, desde relatos de caso até estudos de coorte ou pesquisas de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), incentivando o intercâmbio e as colaborações. Nesse sentido, dada a escassez de dados epidemiológicos e a realidade do município de Porto Velho e de todo Estado de Rondônia e da região Norte do Brasil, projetos de pesquisa-ação e estudos epidemiológicos se fazem importantes e necessários.

E PIBIC

As iniciativas em Pesquisa Científica da FIMCA decorrem de um trabalho em parceria com a Associação Educacional e Assistencial Dr. Aparício Carvalho de Moraes (AEAACM), associação sem fins lucrativos. A AEAACM está registrada no Diretório de Instituições do CNPq (DI/CNPq), o que possibilitou a abertura de Edital para Cadastro dos Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq). Até o momento, há seis grupos cadastrados. A Instituição foi contemplada com bolsas de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Diante do quantitativo inicial de bolsas cedido pelo CNPq, houve a contrapartida da Instituição com um quantitativo de bolsas internas, além de um Edital de Fomento à Pesquisa Científica, também interno. Dessa forma, dentro do curso de Odontologia dois alunos foram contemplados com as bolsas CNPq. A iniciação científica, além de contribuir com pesquisa e informações que são escassas para a região Norte, ainda possibilitam ao aluno uma grande porta de entrada nos cursos de pós-graduação stricto sensu.

Egressos

O que o aluno FIMCA pode esperar assim que ele se formar?

O aluno estará preparado para o mercado de trabalho, sendo capaz de atingir sua independência financeira com a possibilidade de empreender (clínicas e consultórios) e realizar concursos públicos. Além disso, o aluno poderá realizar cursos de especialização (23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia) ou iniciar sua carreira como docente.

Qual será o perfil do egresso depois de passar pelo FIMCA?

O perfil do egresso do Curso de Graduação em Odontologia tem como eixo norteador o compromisso com a saúde, com a atualização, com a capacidade de comunicação, liderança e gestão e, ainda com a ética e a cidadania.

O perfil do egresso em Odontologia, deve contemplar:

Profissional, cirurgião-dentista, generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Deve estar capacitado ao exercício da profissão na prevenção e tratamento relacionados com a saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade;

Profissional, cirurgião-dentista, com as competências necessárias para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, dentro dos mais altos padrões de qualidade e pautado em princípios éticos e de bioética;

Profissional, cirurgião-dentista, com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e tomar condutas adequadas, baseadas em evidências científicas;

Profissional, cirurgião-dentista, capaz de se comunicar (de forma verbal ou não-verbal) e de interagir com profissionais de saúde, áreas correlatas e o público em geral, com base no hábito da leitura, na interpretação e qualidade da escrita de textos, científicos ou não, e no domínio de pelo menos 1 (uma) língua estrangeira;

Profissional, cirurgião-dentista, capaz de exercer liderança, compreender e respeitar a hierarquia, atuar em equipes multiprofissionais, de administrar e gerenciar com o máximo de eficácia eficiência, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

Profissional, cirurgião-dentista, consciente da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.

Coordenação e Corpo Docente

Sobre

  • Titulação: Mestre

Currículo

It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using ‘Content here, content here’, making it look like readable Englis

Última atualização 30 de agosto de 2019

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular