Engenharia Mecânica
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O perfil do Engenheiro Mecânico graduado pela FIMCA-VILHENA é de um profissional com formação sólida e generalista, baseada em uma grade curricular concebida a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia, nas atribuições do Engenheiro Mecânico estabelecidas pelo CONFEA e nas determinações gerais estabelecidas pelo CREA. Além disso, espera-se do profissional com formação humanista, crítica, reflexiva e criativa, além da competência técnica para a solução de problemas das mais diversas áreas, desenvolvida ao longo dos cinco anos do curso.
A partir da grade curricular estabelecida para o curso, o egresso deve ser capaz de, dentre outras habilidades, aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e industriais à solução de problemas de Engenharia, além de projetar e avaliar resultados de experimentos; projetar e analisar sistemas e projetos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de Engenharia, além de avaliar a viabilidade econômica, social e ambiental de projetos. Além disso, o desenvolvimento técnico na área de computação faz com que o aluno formado no curso de Engenharia Mecânica da FIMCA-VILHENA seja capaz de atuar nas mais diversas áreas da tecnologia, uma grande vantagem competitiva na hora de entrar para o mercado de trabalho tendo em vista que o setor está em constante crescimento.
A partir de sua formação, os profissionais egressos do curso de Engenharia Mecânica da FIMCA-VILHENA serão capazes de ocupar cargos nos mais diversos setores da indústria e serviços públicos, tanto em cargos técnicos quanto de gestão.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso
Nos últimos dois períodos do curso o aluno deverá desenvolver e posteriormente defender um projeto, denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual realizará uma integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Todos os alunos devem apresentar um TCC, sob a orientação de no mínimo um professor, que deverá ser submetido a uma banca examinadora. A banca deverá ser composta por três integrantes: o orientador que presidirá o trabalho, e dois membros convidados. Sendo que no mínimo um dos membros deverá ser professor que participe regularmente das disciplinas de graduação do curso. Poderão também participar da banca de defesa membros externos, como professores e profissionais de nível superior relacionados com o tema de projeto desenvolvido.
Estágio Obrigatório
O estágio é um componente curricular obrigatório integrante do projeto pedagógico dos cursos e constitui um eixo articulador entre teoria e prática que possibilita ao estudante a interação da formação acadêmica com o mundo do trabalho. É tratada como uma atividade acadêmica obrigatória, específica, supervisionada e desenvolvida no ambiente de atuação profissional.
Atividades Complementares
As atividades complementares deverão ser exercidas pelo aluno durante o segundo ciclo do curso, no qual os alunos estão ligados exclusivamente à Engenharia Mecânica, e constarão no histórico escolar desde que encaminhadas à coordenação do curso, com a apresentação de certificados de participação emitidos por entidade reconhecida pelo corpo colegiado, onde esteja discriminada a carga horária dedicada às atividades, observando os prazos estabelecidos pelo colegiado do curso.
Os comprovantes serão analisados por comissão formada pelo colegiado do curso que deliberará sobre o cumprimento de carga horária mínima exigida para as atividades previstas.
Egressos
Egressos
Ao graduar-se, o Engenheiro Mecânico formado na FIMCA Vilhena deverá apresentar:
1. Postura a ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável da região amazônica;
2. Competência técnica, científica e empreendedora;
3. Formação humanística;
4. Visão crítica;
5. Espírito investigativo;
6. Capacidade de aprendizagem autônoma e continuada;
7. Habilidades para desenvolver ações multiprofissionais.
O mundo atual exige competências necessárias ao profissional das diversas áreas de atuação. Portanto, procura-se desenvolver algumas competências gerais para que o egresso possa adquirir em sua postura, como a habilidade em resolver problemas, bom relacionamento interpessoal, facilidade de adaptação ao novo, entre outras.
Porquê na FIMCA
A FIMCA Vilhena, como instituição, procurará atuar junto aos cursos de modo a buscar um profissional que apresente o seguinte perfil:
✓ Postura ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Região;
✓ Competência técnica e empreendedora;
✓ Visão crítica e reflexiva;
✓ Um profissional autônomo em suas atitudes e conhecimento;
✓ Capacidade de aprendizagem autônoma e continuada.
Para o alcance desse perfil serão oferecidas possibilidades de apropriação de conhecimento através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais permitam aos graduados um domínio da competência científica, pedagógica e pessoal estruturada a partir de uma atitude crítica-reflexiva.
A – A competência científica implica na aquisição do conhecimento e no domínio dos conteúdos relacionados com os projetos – as disciplinas componentes do currículo do curso pressupondo uma intersecção com outras áreas do saber através do ensino, da pesquisa e da extensão. Na aquisição desta competência serão consideradas as capacidades e habilidades: cognição, criatividade, senso de observação, iniciativa, boa expressão verbal, acuidade perceptiva, capacidade de análise e de síntese.
B – A competência pessoal: implica no saber ser e estar, isto é, no desenvolvimento intra e interpessoal do profissional. Esta competência supõe a capacidade e habilidade de organizar sua própria atividade, agindo com autonomia e responsabilidade, de ser receptivo às mudanças, de ser empático nas relações interpessoais, de demonstrar comprometimento com a profissão escolhida, de possuir uma visão crítica-reflexiva, utilizando a investigação científica como um instrumento de articulação entre a teoria e a prática, na elaboração e na reelaboração do conhecimento, de buscar atualização permanente em conhecimentos gerais e técnico-profissionais, de demonstrar vivência coerente com uma escala de valores definida, conferindo-lhe o equilíbrio indispensável à missão de educador e que apresente integridade e respeito nas relações interpessoais.