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Sobre o curso

Coordenador(a) Vinicius Akio Monma Silva


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Ao final do Curso de Fisioterapia, o aluno deverá estar capacitado a:

1. Na esfera do conhecimento:

  • Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos, éticos e bioéticos, das relações interpessoais, comunicação e informação, auto cuidado, princípios e métodos da ciência, tecnologia e processo de trabalho;
  • Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional: saúde, processo saúde e doença, atenção à saúde;
  • Compreender a relação homem e a sociedade nas suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas e biológicas.

2. No domínio das habilidades intelectuais:

  • Acessar, selecionar e manejar informações;
  • Identificar, analisar e interpretar os problemas de saúde, no âmbito de atuação do fisioterapeuta;
  • Buscar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções dos problemas;
  • Utilizar a metodologia científica na aquisição e na produção do conhecimento;
  • Utilizar o raciocínio investigativo clínico para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
  • Utilizar e manejar apropriadamente as técnicas, os instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional do fisioterapeuta;
  • Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
  • Gerenciar, organizar, coordenar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência.

3. No domínio das atitudes:

  • Compreender o papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais;
  • Apropriar-se de novas formas de aprender, conectadas com a realidade concreta, aprimorando a independência intelectual, o exercício da crítica e a autonomia no aprender;
  • Desenvolver a atitude científica valorizando a produção e utilização do conhecimento científico-tecnológico, aprimorando o rigor científico e intelectual em suas ações sociais e profissionais;
  • Ter espírito empreendedor;
  • Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional tais como a solidariedade, o respeito à vida humana, a convivência com a pluralidade e a diversidade de pensamento;
  • Assegurar o mais alto grau possível de qualidade na atenção prestada ao individuo e à coletividade, com responsabilidade e compromisso;
  • Reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional;
  • Buscar constante aprimoramento profissional através da educação continuada.
  • O perfil do egresso da Faculdade FIMCA Vilhena está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de fisioterapia (RESOLUÇÃO CNE/CES 4, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002).

Atividades Acadêmicas

TCC

É um trabalho de conclusão de curso que visa permitir ao aluno da graduação a vivência prática do desenvolvimento da pesquisa acadêmica e a sua formação crítica na área do conhecimento.

Estágios

Os estágios ocorrem a partir do sétimo período onde o aluno vai correlacionar e aplicar à teoria a prática de modo a capacita-lo em sua atuação profissional junto às áreas de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia; Neurofuncional adulto e da criança, saúde da Mulher e da Criança em âmbito ambulatorial, Geriatria, em Fisioterapia no âmbito hospitalar, Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Atividades Complementares

São todas e quaisquer atividades constituintes das áreas de ensino, extensão e pesquisa, cuja finalidade é possibilitar a flexibilização curricular dos cursos de graduação. Elas visam, portanto, à complementação do processo de ensino-aprendizagem com objetivo de viabilizar a flexibilização curricular, de forma a possibilitar a inserção dos estudos de temas polêmicos da atualidade, na estrutura curricular do curso de Fisioterapia, bem como possibilitar ao aluno diversificar sua formação e desenvolver sua capacidade de lidar com problemas e buscar soluções, conforme sejam seus interesses e necessidades pessoais/profissionais.

Atividades de extensão

Programas e/ou projetos de Extensão, como exemplo projeto castanheira que acontece semestralmente levando atendimentos especializados a comunidade;

Participação em cursos de extensão; participação em Eventos de Extensão como exemplo Seminários, Palestras, Congressos, Conferências, Encontros, Jornadas e similares;

Pesquisa

  • Iniciação a pesquisa através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • Pesquisas populares, visando aproximação e integração com a comunidade.
  • Pesquisas vinculadas a ações pedagógicas e Institucionais
  • Pesquisas direcionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico
  • Pesquisas voltadas à solução de problemas específicos.

Egressos

O Curso de Graduação em Fisioterapia da FIMCA assegura a formação de profissionais com competência, habilidades e atitudes gerais e específicas, garantindo que os egressos sejam capazes de:

  • Atuar profissionalmente de maneira a interferir contributivamente nas necessidades específicas de saúde da população e da estrutura do sistema de saúde do país;
  • Atuar profissionalmente nos diversos níveis de atenção às condições do ser humano, trabalhando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação, e em interação contínua com outros profissionais e outras áreas de conhecimento;
  • Conceber a saúde e condições dignas de vida como direitos de todos e atuar de forma a garantir a manutenção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, entendendo a assistência integral à saúde como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos;
  • Relacionar os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia com a estrutura do sistema de saúde do país, e reconhecer que a profissão muda em resposta às necessidades de saúde da sociedade e ao desenvolvimento do conhecimento em Fisioterapia;
  • Intervir nas diversas áreas onde a atuação profissional seja necessária, de maneira coerente com os princípios clínicos, científicos, filosóficos, éticos, políticos, sociais e culturais que regem a atuação do fisioterapeuta;
  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Manter a confidência das informações profissionais, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Prescrever, ministrar e supervisionar a aplicação de recursos físicos que objetivem preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função do corpo humano, por meio de ação isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, fototerápico, eletroterápico ou sonoterápico, determinando:
    a) o objetivo da terapia e a programação para atingi-lo;
    b) a fonte geradora do agente terapêutico, com a indicação de particularidades na utilização da mesma, quando for o caso;
    c) a região do corpo do cliente a ser submetida à ação do agente terapêutico;
    d) a dosagem, a frequência e o número de sessões terapêuticas, com a indicação do período de tempo de duração de cada uma;
    e) a técnica a ser utilizada.

 

  • Utilizar, com o emprego ou não de aparelhos, exercício respiratório, cardiovascular, de educação ou reeducação neuromuscular, de regeneração muscular, de relaxamento muscular, de locomoção, de regeneração osteoarticular, de correção de hábitos posturais, de adaptação ao uso de órtese ou prótese e de adaptação dos meios e materiais disponíveis, pessoais ou ambientais, para o desempenho físico do cliente, determinando:
    a) o objetivo da terapia e a programação para atingi-lo;
    b) o segmento do corpo do cliente a ser submetido ao exercício;
    c) a modalidade de exercício a ser aplicado e a respectiva intensidade;
    d) a orientação ao cliente para a execução da terapia em sua residência, quando for o caso;
    e) a dosagem, a frequência e o número de sessões terapêuticas, com a indicação do período de tempo de duração de cada uma.
  • Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Diagnosticar os problemas cinético-funcionais e elaborar a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta;
  • Planejar, programar, ordenar, coordenar, executar e supervisionar a aplicação de métodos, técnicas e recursos fisioterapêuticos que objetivem preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano, especificamente as relacionadas ao movimento;
  • Avaliar, reavaliar e determinar as condições de alta dos clientes submetidos à Fisioterapia;
  • Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
  • Intervir para resolução de condições de emergência;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios relacionados ao movimento humano;
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Usar terminologia técnica amplamente compreendida e adequadamente definida e usar preferencialmente modelos e definições aceitos internacionalmente (por ex., a Organização Mundial da Saúde – OMS);
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
  • Dirigir serviços e locais destinados a atividades fisioterapêuticas, bem como assumir responsabilidade técnica pelo desempenho dessas atividades;
  • Aplicar métodos e técnicas de investigação em sua rotina de trabalho e elaborar trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam para a produção e para acessibilidade do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
  • Tornar acessível o conhecimento técnico-científico na sua área de atuação, por meio de aulas, palestras, conferências e publicações científicas, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua prática profissional.
Última atualização 27 de dezembro de 2023

Porquê na FIMCA

Qual o diferencial do curso?

O curso de Fisioterapia da FIMCA, trás grande diferencial e possibilidades ilimitadas aos futuros fisioterapeutas, por ser uma profissão da área da saúde que visa prevenir e recuperar pacientes com distúrbios funcionais do corpo causados ou não por traumas adquiridos ou por alterações genéticas. O curso possui um corpo docente altamente qualificado, experiente e comprometido no processo ensino/aprendizagem priorizando a qualificação de excelência para a prática profissional.

Quais laboratórios específicos foram usados e podem ser durante o curso?

O curso de fisioterapia dispõe de centro de reabilitação no próprio campus da IES para prática clínica; piscina aquecida para atendimento de hidroterapia à população.

O que acontece no curso

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