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Sobre o curso

Coordenador(a) Felipe Miguel Almeida


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

O Engenheiro Civil em sua atividade, atua de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais. (RCF, 2010), a Faculdade FIMCA-VILHENA percebe a necessidade das competências e habilidades deste profissional, para acompanhar o veloz crescimento do Estado de Rondônia e de seu entorno.

Atividades Acadêmicas

TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC tem o objetivo de integrar e consolidar as habilidades teóricas e experimentais adquiridas nos cursos de Engenharia. Como resultado parcial desta atividade acadêmica, espera-se que o aluno selecione estratégias e otimize soluções para os problemas pertinentes à sua área de formação, considerando seus aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais e éticos. A coordenação do TCC, as coordenações dos cursos e os docentes envolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso apoiam e orientam os alunos a atingirem com sucesso os objetivos de seus projetos, com base em uma abordagem de trabalho em equipe, integração e inovação.

Estágio

O Estágio tem como objetivo permitir que o aluno ganhe experiência prática em sua área de estudo, complementando sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, bem como aplicando conceitos teóricos em situações reais. É também ferramenta para inserção no mercado de trabalho. Por essa razão, recomenda-se que o aluno busque oportunidades de estágio em organizações que utilizem tecnologia atualizada e permitam sua posterior efetivação.

Atividades Complementares

O currículo acadêmico universitário deve ir além das atividades convencionais de sala de aula. Deste modo, as atividades complementares são um componente curricular obrigatório que proporcionam uma formação social, cultural e profissional ainda mais abrangente aos futuros engenheiros.

Seu foco principal é complementar a formação do discente, enriquecendo seu conhecimento teórico-prático ao realizar atividades fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso, as quais poderão estar relacionadas às três dimensões do ensino acadêmico que são: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Pesquisa e Extensão

Os projetos integradores são atividades idealizadas com diversos intuitos, alguns deles são:

  • realizar a integração dos alunos de diversos cursos e etapas para promover a troca de conhecimento;
  • despertar a curiosidade e a vontade de aprendizado do aluno, diminuindo o índice de evasão do curso;
  • aproximar o aluno da sua futura área de atuação;
  • fazer com que o aluno perceba a importância de todas as matérias estudadas ao longo do curso e como todas elas são interligadas no dia a dia da sua profissão;
  • estimular o protagonismo estudantil através de atividades práticas e teóricas onde os alunos acabam, por muitas vezes, aprendendo uns com os outros e de maneira descomplicada/divertida;
  • entre outros.

Egressos

A concepção, os objetivos e o currículo do Curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos, sólidos, inovador e atualizados capaz de promover o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno, em consonância com o Art. 3º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, explicita que o formando egresso/profissional da engenha deverá ter como perfil sólida formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Civil formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdades Integradas Aparício Carvalho será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

Com este perfil, o curso atenderá ao que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Civil em relação às competências e habilidades propostas:

– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
– Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
– Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Civil;
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
– Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;
– Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Civil no contexto social e ambiental;
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
– Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O egresso do Curso de Engenharia Civil da FIMCA contempla o conteúdo pedagógico necessário à formação profissional do Engenheiro, no que tange a desenvolver, incentivar e revelar as competências e habilidades dispostas no Art. 3º e Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia.

Última atualização 17 de dezembro de 2024

Porquê na FIMCA

O Engenheiro Civil formado pela Faculdade FIMCA-VILHENA terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas construtivos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas civis. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Além disso, o egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdade FIMCA-VILHENA será um profissional com sensibilidade e conhecimento prévio para identificar as necessidades no contexto em que estiver inserido, para poder colaborar na correção das distorções e carências habitacionais, regionais e nacionais, levando em consideração o emprego dos materiais reciclados e renováveis, podendo contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas limpas e sustentáveis.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o engenheiro civil tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

O que acontece no curso

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