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Sobre o curso

Coordenador(a) Felipe Miguel Almeida


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

O Engenheiro Eletricista formado na FIMCA Vilhena poderá trabalhar em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição; em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial; em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas; na definição do potencial energético de bacias hidrográficas, no estabelecimento de uma maior eficiência de sistemas energéticos, conservação de energia, fontes alternativas e renováveis de energia; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC tem por objetivos:
a) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada;
b) Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação;
c) Despertar o interesse pela aplicação do conhecimento como meio para a resolução de problemas;
d) Estimular o espírito empreendedor, por meio de desenvolvimento de projetos;
e) Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas e identificação de oportunidades existentes nos diversos setores da sociedade;
f) Desenvolver a capacidade de análise e de busca de soluções para problemas sociais, políticos, tecnológicos, ambientais, éticos e metodológicos;
g) Estimular a construção do conhecimento coletivo;
h) Estimular a inter, multi e transdisciplinaridade;
i) Estimular a inovação tecnológica, através da transferência de tecnologia, desenvolvimento de patentes e/ou comercialização dos resultados;
j) Estimular a articulação entre ensino e pesquisa.

Estágio Obrigatório

Como parte integrante do currículo do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana, o Estágio Curricular Obrigatório tem por objetivos:
i. Facilitar a futura inserção e familiarização do estudante no ambiente de trabalho;
ii. facilitar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional;
iii. propiciar condições de treinamento específico pela aplicação, aprimoramento e
complementação dos conhecimentos adquiridos no curso;
iv. complementar as competências e habilidade previstas no perfil do egresso;
v. oferecer subsídios à identificação de preferências na escolha de sua especialização profissional; e
vi. desenvolver a capacidade crítica e de expressão oral e escrita dos alunos, quando da elaboração e apresentação do relatório de estágio.

Atividades Complementares

A relação teoria-prática pode ser entendida como o eixo articulador da produção do conhecimento, servindo para o acadêmico vislumbrar possibilidades futuras de engajamento no mercado de trabalho, bem como, potencializar o aprendizado teórico. No curso de Engenharia Elétrica, busca-se a construção do conhecimento de forma ampla, integrando teoria e prática, por meio de atividades que possibilitem a aplicação do conhecimento teórico no desenvolvimento de ações. Estas atividades devem estar inseridas na carga horária semanal de diferentes unidades curriculares que compõem a matriz curricular, bem como, em atividades complementares que contribuam, indiretamente, à compreensão do curso e de sua contribuição na sociedade como um todo. Desta forma, tanto as atividades apresentadas na matriz curricular quanto as atividades complementares servirão de meio para atingir a capacidade de relacionar teoria e prática.

Egressos

O Engenheiro Eletricista formado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena terá uma sólida formação, técnico-científica e profissional, generalista, com uma performance crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, estando apto para analisar e desenvolver o conhecimento adquirido ao longo do curso. Deverá ser capaz para atuar no mercado de trabalho, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dispor de entendimento para utilizar as novas ferramentas de trabalho, onde competências e habilidades passam pelo domínio da computação e avançadas tecnologias de projeto, minimizando perdas e custos, e fazendo o correto uso de materiais e sistemas elétricos, tendo em vista a melhor concepção, planejamento, análise, construção, operação e manutenção das estruturas. Com intenso conhecimento da área estrutural, e das capacidades dos materiais e sistemas, devem ser capazes de avaliar e propor soluções inovadoras para a Engenharia Elétrica, em atendimento às demandas da sociedade, nos termos do art. 3o da Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002.

Estes profissionais deverão estar aptos ainda a ocupar cargos de gestão e coordenação junto a instituições públicas ou privadas, bem como se dedicar a decisões, onde os aspectos relacionados à gestão organizacional, segurança e gestão ambiental serão fortalecidos. Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o Engenheiro Eletricista tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação.

Nessa perspectiva, fundamentado no art. 4o Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002, a formação do Engenheiro Eletricista das Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena, deverá ser capaz de:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Elétrica;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar os resultados;
  • Gerir, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços no âmbito da Engenharia Elétrica;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;

Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares;

  • Compreender e aplicar a ética nas relações sociais e profissionais;
  • Avaliar o impacto das atividades da Engenharia Elétrica no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Efetuar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Última atualização 17 de dezembro de 2024

Porquê na FIMCA

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica proposto pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho Vilhena – FIMCA Vilhena foi elaborado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia instituída pela Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002 e pela Resolução no 2/2007, assim como nos princípios e competências dos Engenheiros Eletricista estabelecidos pelo CONFEA. O Projeto do Curso foi fundamentado ainda, nas determinações gerais para as Engenharias estabelecidas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA.

Para o alcance do perfil do egresso serão oferecidas possibilidades de apropriação de conhecimento através de atividades diversificadas de ensino, pesquisa e extensão, as quais permitam aos graduados em Engenharia Elétrica o domínio das competências científica, profissional e pessoal, estruturada a partir de uma atitude crítica e reflexiva.

Com essa visão é que se delineia o perfil do profissional que o curso pretende formar, os valores e atividades, as habilidades e competências. Além dos conhecimentos prioritariamente técnicos, é ideal que o Engenheiro Eletricista tenha consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação. Dessa forma, os profissionais formados em Engenharia Elétrica em conjunto com os demais profissionais formados nos cursos voltados para as áreas das Engenharias e Tecnologias da FIMCA Vilhena criarão na região uma massa crítica de pessoas capacitadas para a implantação de novos negócios e novas indústrias.

O que acontece no curso

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