logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

CICLO DE PALESTRAS DESTACA DIABETES MELLITUS EM CÃES

02/05/2016 às 08h36min

Na abertura do I Ciclo de Palestras realizado por graduandos do 8º Período do curso de Medicina Veterinária da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) o destaque ficou por conta do tema abordado por Miryane Pagel Brum Tagliani, médica veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria e docente da FIMCA, que enfatizou o diabetes mellitus e o efeito somogyi.

A médica veterinária Miryane Tagliani explicou que o diabetes mellitus é uma doença endócrina crónica que ocorre nos cães, caracterizada por um aumento de açúcar no sangue e resulta de uma deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do animal, ou numa incapacidade de utilização da insulina (raro). Os sintomas mais frequentes num animal com diabetes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite e aumento da frequência urinária.

O fator genético é predominante, seguido de casos de infecção e de obesidade do animal. Normalmente surgem complicações como catarata, pancreatite e infecções, riscos que são diminuídos se a doença for bem controlada. A variação média de idade para o aparecimento da diabetes em cães é de quatro a catorze anos, com a maior parte dos casos ocorrendo entre sete e nove anos de idade. Embora os machos também sejam afetados pela doença, a ocorrência em fêmeas é bem maior. O Ciclo de Palestras tem continuidade nesta terça-feira, às 19h, no auditório do campus universitário.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas