logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Viradão Digital reuniu milhares de pessoas na Madeira-Mamoré

23/10/2013 às 13h22min
 
 
O Viradão Digital foi marcado por 24 horas ininterruptas de sucesso, com muita diversão, aprendizado e confraternização das famílias portovelhenses. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondônia, com a co-participação da Prefeitura de Porto Velho, o evento reuniu mais de 12 mil pessoas que conferiram as novidades apresentadas na área tecnológica. Os visitantes também participaram de atividades lúdicas, culturais e recreativas.

 

Na ocasião, foi apresentado à sociedade o Projeto 360 Graus, uma ousada iniciativa de educação livre e criação tecnológica. O futuro projeto educativo, batizado provisoriamente de Centro de Inspiração e Tecnologia (CIT), terá ambientes de áudio e vídeo, computadores e redes, jogos eletrônicos, elétrica e mecânica, robótica e mecatrônica.

 

Para brindar o futuro em construção, o Viradão Digital propiciou uma atmosfera de discussões em torno de inovação, interatividade e sustentabilidade, num encontro de empresas, pessoas e ideias.

 

Segundo Sérgio Moreira, diretor da CNI (Confederação Nacional da Indústria), respondendo pela gestão do Sesi e Senai de Rondônia, o CIT "é um projeto ambicioso de modernidade que honra a tradição de pioneirismo de Porto Velho e de Rondônia, respeitando o patrimônio intocável da ferrovia Madeira-Mamoré. Com eles, os jovens rondoniense passam da condição de consumidores passivos a produtores ativos de alta tecnologia e da melhor mídia digital, servindo a Rondônia e se conectando com o mundo. Esse local (EFMM) será preservado e cuidado como se fosse a nossa casa".

 

Moreira destacou também a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Serviço de Patrimônio da União (SPU). “Sem o apoio do Iphan e o SPU nós não teríamos conseguido realizar o Viradão Digital e honrar a cidade de Porto Velho com a construção do Centro de Inspiração e Tecnologia”, afirmou.

 

O prefeito Mauro Nazif ressaltou que o CIT será uma referência não apenas para Rondônia, mas também para todo o país. “Por meio dessa parceria com o Sesi e o Senai, avalizada pelo Iphan e SPU, buscamos dar aos nossos jovens um espaço dedicado a educação com foco na tecnologia. Será uma grande novidade para todos nós. O centro funcionará vinte e quatro horas para atender jovens de 12 a 20 anos”, adiantou.

 

A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana, estiveram no evento para conferir as novidades representadas pelo Dr. Aparício Carvalho, diretor geral da FIMCA e o diretor administrativo Mário L. Schwaab, além da equipe da TV Porto Velho que registrou os melhores momentos do Viradão Digital. O Dr. Aparício parabenizou os organizadores pela iniciativa e a oportunidade que estão disponibilizando aos jovens de Rondônia.

 

Rogério Lima, visitante do espaço falou que ficou surpreso com o que encontrou. “Nossa cidade é muito carente de eventos desse porte. Muitos jovens, não tem acesso a equipamentos tecnológicos modernos como vídeo wall multitouch, toten 3D, piso interativo, entre outros”. Ele acrescentou que será um salto na área de atendimento aos jovens, a concepção de um Centro que incentivará a criação de produtos tecnológicos.

 

Haverá também no local futebol interativo, instrumentos musicais digitais, biblioteca digital, um ‘quiz’ interativo com perguntas e respostas sobre Rondônia, suas figuras históricas e biblioteca regional interativa, além de imagens interativas relativas ao Sesi e Senai. Constam ainda do cardápio digital: vídeos sobre evolução tecnológica, campeonato de X-box e HTML.

 

Fonte: Assessoria FIMCA e Senai-RO

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas