Acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade FIMCA/Vilhena, tiveram a oportunidade de aprender na prática todo o procedimento de se realizar um esfregaço sanguíneo na aula sobre Tecido Sanguíneo, ministrada pela profa. Juliana Sobrinho, na disciplina de Histologia.
O objetivo da aula foi mostrar aos acadêmicos a confecção do esfregaço sanguíneo e explicando que ele é o fator mais importante para a realização de um hemograma. A profa. explica que há todo um procedimento técnico para que o esfregaço seja satisfatório, ele deve ser fino e regular, e de margens livres, para haver boa distribuição das células.Por meio dessa técnica é possível fazer uma contagem do número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, e chegar a uma porcentagem de cada célula encontrada.
Esfregaço sanguíneo é uma técnica que permite a separação de células em meio líquido. Consiste em espalhar um fragmento de tecido ou de uma colônia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro. Forma-se assim uma fina camada de células, facilitando a observação.
Este método é usado na observação de sangue e outros líquidos orgânicos, em que se coloca uma gota do líquido sobre uma lâmina preparada, e com a ajuda de uma outra lâmina ou lamela se espalha bem. Depois de seco o material pode ser corado e fixado.
Os acadêmicos aprovaram a aula e ficaram bem entusiasmados com tudo o que foi lhes passado.