A produção científica é um importante indicador da qualidade e desenvolvimento dos recursos humanos. No curso de agronomia, diversas pesquisas tem sido conduzidas por professores e acadêmicos, gerando informações científicas relevantes.
Este é o caso dos dois trabalhos aceitos no V Convibra de Agronomia: "RESPOSTA DO SORGO (Sorghum bicolor L.) À ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA EM PORTO VELHO, RO" da autoria de Gilmar Virissimo Da Silva; Valter Rodrigo Da Silva Volpi; Ivan Alberto Palheta Santos; Natália Sidrim da Silva de Souza; Barbara dos Santos Esteves e "Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera, Noctuidae) atacando frutos de pimentão, em Rondônia, Brasil: ocorrência, caracterização de danos e monitoramento dos adultos", da autoria de Izaque Souza Albuquerque, Rafael Pereira Muniz, Barbara dos Santos Esteves, Anderson Puker.
Estes trabalhos serão apresentados pela coordenadora de Agronomia, Dra. Barbara dos Santos Esteves. A professora Barbara pontua que no curso de agronomia existem diversos professores com perfil de pesquisadores, destacando professor Anderson Puker, que realiza diversos trabalhos na área de entomologia. Hoje o professor Puker está desenvolvendo trabalhos com um grupo de 14 estudantes, entre TCCs e iniciação científica.
A própria coordenadora Barbara vem desde o ano passado orientando estudantes na área de plantas medicinais e agrometeorologia. Das orientações com plantas medicinais surgiu o projeto "Aromatizar", que redundou na construção de um horto medicinal no centro comunitário. Com a continuidade do trabalho, 2 alunos conduzirão pesquisa científica sobre o uso de plantas medicinais em Porto Velho, RO. E ainda este ano, já foram submetidos dois outros trabalhos a um congresso nacional, na área de agrometeorologia, a qual estão aguardando o resultado das avaliações. Nas palavras da professora Barbara: "dessa forma pretendemos contribuir de maneira efetiva na formação de recursos humanos de qualidade, voltados para o aprimoramento e resolução de problemas da região amazônica".