logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

TERAPIA OCUPACIONAL ABRE CAMPO DE ESTÁGIO EM SAÚDE MENTAL

14/03/2016 às 18h37min

O curso de Terapia Ocupacional das Faculdades Integradas Aparício Carvalho abre campo de estágio em Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) de Porto Velho. O Centro é uma importante unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e atende crianças e adolescentes em sofrimento psíquico ou transtorno mental. A unidade assiste a mais de 700 crianças e jovens, oferecendo atendimento multidisciplinar.

As graduandas do sétimo período iniciaram o estágio no CAPS-I, supervisionadas pela professora terapeuta ocupacional Rejane Diniz, que as acompanhará durante o semestre. A professora Rejane Diniz ressalta que quando uma criança ou adolescente adoece toda a família adoece junto, e que somente um atendimento integral às necessidades deste indivíduo pode possibilitar o desenvolvimento ocupacional saudável de todos os envolvidos e, neste contexto, a assistência terapêutica ocupacional se torna extremamente relevante.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Vanessa Oliveira Alves, a Terapia Ocupacional tem, na construção de sua história, importante contribuição na área da Saúde Mental, uma vez que se fez percursora de uma visão humanista e voltada para as capacidades e habilidades do paciente com algum sofrimento psíquico e não aos impedimentos que estes podem ter. “As intervenções na área englobam um atendimento integral ao paciente, família e comunidade e foca a reabilitação do desempenho ocupacional e a reinserção destes pacientes na vida familiar e na comunidade”, acentua.

A coordenadora Vanessa Oliveira Alves destaca o apoio da Secretaria de Saúde, em especial à coordenadora municipal de ações em Saúde Mental do município de Porto Velho, Elizete Maria da Silva Moreira, por possibilitar a abertura deste novo campo de estágio ao curso, contribuindo para estimular as ações terapêuticas ocupacionais nos Centros de Atenção Psicossocial, assim como à coordenadora do CAPS-I, Ludma Vieira, que recepcionou graduandas e professora de maneira calorosa.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas