O curso de Terapia Ocupacional das Faculdades Integradas Aparício Carvalho firmou parceria com a Casa do Ancião para a realização de estágio supervisionado em geriatria. A Casa do Ancião é uma instituição que acolhe mais de 30 idosos que, por motivos de abandono, maus tratos e viuvez, se encontram distantes de seus familiares. Por conta disso, o trabalho da Terapia Ocupacional na área da geriatria será importante para reabilitar capacidades funcionais deterioradas, como o autocuidado, o cuidado com o ambiente e a participação social.
Aliado a tudo isso, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Fimca, professora Vanessa Oliveira Alves, disse que os graduandos podem também desempenhar um papel relevante no sentido de resgatar a autonomia e a independência dos idosos e promover um desempenho ocupacional mais satisfatório e saudável nessa fase da vida. Ela agradeceu a receptividade da diretora da Casa do Ancião, Djanira Maria, pelo novo espaço de estágio para o curso de Terapia Ocupacional.
A professora Vanessa Oliveira Alves assumiu a função neste primeiro semestre de 2016 e acrescenta que novos campos e possibilidades serão instaurados no curso, sendo que a abertura de atuação na geriatria é uma ação neste sentido. Na Casa do Ancião, para que pudesse haver espaço para o estágio na instituição, a coordenadora Vanessa Oliveira Alves, com os graduandos do curso, atuaram na reforma da sala de supervisão, objetivando garantir as condições favoráveis para a concretização de um novo campo de estágio.
A reforma durou dois dias e garantiu a abertura desta nova área de ensino. A professora Terapeuta Ocupacional Areta Pessoa ficará à frente do estágio, supervisionando os graduandos e promovendo a construção de intervenções terapêuticas ocupacionais na Casa do Ancião. A instituição receberá, duas vezes por semana, estagiários de Terapia Ocupacional do sétimo período, até o final do semestre.