A Primeira Semana de Psicologia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi realizada nos dias 01, 03 e 04 de outubro com o tema: Entre saberes e práticas: desafios e perspectivas da atuação do psicólogo em equipes multiprofissionais. Os objetivos do evento foram Promover a interação entre os acadêmicos e profissionais com atuação institucional, fomentar a produção acadêmica, favorecendo contato com procedimentos de investigação científica, além de divulgar pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos por docentes e discentes do curso de Psicologia e áreas afins e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem ao promover espaços para atualização científica, cultural e pedagógica de docentes, discentes, psicólogos (as), pesquisadores.
Segundo o diretor-presidente da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, é um espaço reservado à apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesas redondas, exposição de resultados parciais ou finais de projetos de pesquisa, atividades de extensão, dentre outros, resultantes da atuação da comunidade científica e profissionais locais.
A COMISSÃO ORGANIZADORA foi formada pelos professores Marcos Paulo Soares da Silva, Halanderson Raymisson da Silva Pereira, Daniella Souza e Pereira, Maria Cristina Silva Calori e os Graduandos em Psicologia Francisca Helena Oliveira Góes e Deusdedi Rodrigues Alves. Durante os três dias do evento especialistas da área proporcionaram no auditório da FIMCA debates e palestras como “A Constituição do campo da Psicologia e a atual política de formação Profissional” com o Professor do departamento de Psicologia da UNIR, doutor José Carlos Barboza da Silva. Minicursos : “O papel das instituições no processo de adoção de crianças e adolescentes” com Rita Picanço, Assistente Social do Tribunal de Justiça. “Projeto Flor de Liz” e “Projeto Abraço” de Cristiano de Paula, Psicólogo do Tribunal de Justiça e Maria Inês Maranhão, Assistente Social do Tribunal de Justiça. “Conhecer para defender” de Eliete Cabral de Lima, Assistente Social do Tribunal de Justiça e Adaluce Coelho Jorge, Psicóloga do Tribunal de Justiça. “Roda de conversa comunitária” com Denise Tofani Malheiros, Psicóloga do Tribunal de Justiça. “A importância do brincar segundo Winnicot, de Maria Cristina Calori, da coordenação do Curso de Psicologia da FIMCA. “Incubação de sonhos na psicoterapia” com Daniela de Souza e Pereira, docente do Ensino Superior e Psicóloga e “Aspectos psíquicos da preparação para a aposentadoria” de Daniele Regina Pacher, docente do Ensino Superior e Psicóloga.
Convidados também realizaram mesas redondas formadas por Adaluce Coelho Jorge, Psicóloga do Tribunal de Justiça, Eliete Cabral, Assistente Social do Tribunal de Justiça, Juiz Dalmo Antônio de Castro Bezerra, do 2º Juizado da Infância e Juventude, Fabíola Alessandra Machado, Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social. Diana Campos Fontes, Psicóloga da Secretaria Estadual de Educação, Carolina da Silva Rodrigues,Psicóloga e Professora da FIMCA, Alexandro Corrêa Prudente, Médico da Secretaria Estadual de Saúde, Patrícia Juliana dos Dantos Mienow, Consultora do Ministério da Saúde e Psicóloga. O evento foi encerrado com uma apresentação musical acompanhada de coquetel.