Psicologia no Trânsito foi tema central de palestra ministrada no auditório do campus universitário por Helena Oliveira, educadora, psicopedagoga e psicóloga, numa iniciativa do curso de Psicologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho). Segundo ela, o psicólogo precisa mudar o foco e ampliar o olhar para os problemas que ocorrem no trânsito. “A área tem crescido ao longo dos anos e ganhando visibilidade no meio científico e campo de atuação, tendo em vista que a psicologia investiga o comportamento humano no trânsito, os fatores e processos internos e externos, conscientes e inconscientes, que os provocam e alteram”, mencionou a palestrante.
Aos graduandos presentes ao auditório do campus universitário, a psicóloga Helena Oliveira informou que muitos são os fatores que incidem, direta ou indiretamente, no trânsito, começando pelo homem, o grande protagonista e principal responsável pelos transtornos que acontecem. “O carro é uma arma e torna-se mortal, dependendo do comportamento inadequado do homem”, frisou Helena Oliveira, acrescentando que o comportamento do condutor interfere de forma decisiva no trânsito. “Não são os veículos e muito menos as vias públicas, por mais problemáticas que possam ser, que interferem no trânsito, mas o homem, que tem o controle de todo o processo”, assinalou.
Quanto à carreira profissional, a psicóloga Helena Oliveira disse aos graduandos que os campos estão abertos para os profissionais que realmente estejam dispostos a fazer a diferença. “A carreira profissional começa a ser construída na faculdade e não quando se conclui a graduação. Portanto, saibam aproveitar ao máximo o que lhes está sendo oferecido para que, ao final do curso, sejam grandes profissionais”, orientou. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FIMCA, professora Cristina Calori, a palestra Psicologia no Trânsito leva em conta que o mês de maio está sendo dedicado à atenção ao trânsito.
Cristina Calori disse que, além de mostrar a relevância do comportamento humano no trânsito, o evento ainda proporcionou conhecimentos sobre as práticas do profissional em Psicologia e sua atuação neste mercado. “A palestra teve como principal objetivo apresentar aos graduandos as práticas do psicólogo no trânsito, considerando-se o momento de grande importância para esclarecer dúvidas sobre a atuação deste profissional, buscando, também, promover o interesse dos graduandos na pesquisa deste tema”, complementou a coordenadora.