Acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana vêm realizando Projetos de Extensão, como prática da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Na Escola Municipal Maria Izaura da Costa Cruz aconteceu o Projeto: “Conhecendo Rondônia através da Arte”. A Escola de Educação Especial Prof. Abnael Machado de Lima- CENE recebeu o Projeto: “Compartilhando a Alegria de Maneira Especial”. Já a Escola Creche Degraus ficou com o Projeto: “Família Escola uma Relação de Amor na Educação Infantil”. E na Escola Creche Cantinho do Sossego foi o Projeto: “Aprendendo e Brincando com a Higiene das Frutas e seus Benefícios na Escolarização na Educação Infantil”.
Segundo o Professor da disciplina, Hércules Borges, o estágio é fundamental para uma boa qualificação do acadêmico “a prática de estágios que é a chave para possibilitar uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola, está ausente em boa parte dos cursos de formação inicial de professores, porém se pararmos para pensar sobre a sua importância, percebemos de imediato que é fundamental para que se possa formar um profissional da educação com condições a entender e desenvolver um trabalho com qualidade e com significado para o aluno e para o professor. Dessa forma, o aluno de pedagogia entra em contato com os contextos reais e com as escolas em suas variadas formas de organizações”. Ele ainda ressalta a importância da teoria e prática em ação “o importante desta questão é que a prática do que os alunos estão aprendendo esteja associado integralmente a teoria que se discute em sala de aula”.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Professora Elisangelica Fernandes enfatiza a importância dos Projetos de Extensão “o profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com os avanços da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais. Por isso essa prática deve ser ampla, onde se contempla as dimensões das interações humanas e sociais, onde permite aos acadêmicos compreender as diferenças, habilitando-os a estabelecer um diálogo com a diversidade, ou seja, compreender as diferenças e através delas apropriar a sua prática”. O vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Professor Gilmar Santos complementa “o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar”.
Os acadêmicos reconhecem que participar desses Projetos de Extensão lhe trazem experiências e oportunidades que jamais teriam se ficassem somente em sala de aula. “Temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em consideração todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágios, pois este nos coloca em contato com a realidade que vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todo educador deve ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento”, comenta a acadêmica de Pedagogia, Alyne que participou do Projeto “Conhecendo Rondônia através da Arte”.