logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Projeto Castração no Hospital Escola da FIMCA

07/03/2013 às 15h42min

 Iniciou hoje, 07 de março, o Projeto de Castração no Hospital Escola da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Acadêmicos do nono período de medicina veterinária, com a supervisão da coordenadora do curso, Professora e Mestra Liana Villela de Gouvêa e a professora e mestra Ellen Mireille Alvares, realizaram o procedimento cirúrgico em uma cadela que vive nos arredores da instituição, esses acadêmicos também se responsabilizaram pelo seu cuidado no pós-operatório.

 O Projeto de Castração é uma extensão do Projeto Castanheiras, que visa servir a comunidade, oferecendo cirurgia de castração para cães e gatos, tanto macho quanto fêmea, com o objetivo de controlar a natalidade no bairro Castanheiras. “Como médicos veterinário nos preocupamos, porque esses animais ficam abandonados, sofrendo maus tratos e a gente conseguindo diminuir essa população, conseguimos também diminuir o número de animais que sofrem dessas condições de abandono”, afirma a coordenadora professora Liana Villela. O projeto será executado toda quinta-feira, pela manhã. Serão realizados quatro procedimentos, porém segundo a coordenadora existe a intenção de ampliar de acordo com a necessidade da demanda.

O procedimento não tem custo algum ao proprietário do animal, porém ele assina um termo de compromisso em que irá cuidar do animal, providenciando todos os cuidados de pós-operatório. São permitidos dois animais por pessoa e também é necessário que apresente um comprovante confirmando que mora no bairro Castanheiras. Ao se inscrever o dono do animal receberá orientações para o dia do procedimento como trazer o animal cedinho e busca-lo até meio-dia, e a necessidade de que o animal esteja em jejum desde o dia anterior, além de estar em perfeitas condições de saúde.

 

Os acadêmicos, que se inscreveram para esse trabalho voluntário, são do último ano de medicina veterinária e já foram aprovados pela disciplina de técnica cirúrgica e anestesiologia. “Nesse projeto os alunos só estão executando, através da minha orientação e da professora Ellen, tudo o que já aprenderam e já realizaram em aulas práticas, estão aqui se aperfeiçoando ainda mais para o mercado de trabalho”, conclui a coordenadora. Os acadêmicos estão bem estimulados “o projeto é muito bom, pois vai sensibilizar a comunidade para que ocorra essa castração eletiva desses animais, diminuindo a população abandonada de cães e gatos, além de nos aperfeiçoarmos no processo de técnicas cirúrgicas, temos a oportunidade de nos aprimorarmos mais”, confirma o estudante do nono período, Wellington Fabiano Meira.

 Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho “hoje foi só uma semente que foi plantada e agora esperamos que dê fruto e possa servir à comunidade, que é o nosso objetivo, além de fornecer alunos preparados para o mercado de trabalho, que já tenha uma experiência na utilização dos equipamentos e também estarão preparados para qualquer intercorrência que ocorrer em um centro cirúrgico”.

Atualmente o hospital está funcionando com as aulas práticas e o projeto de castração. Conta com dois centros cirúrgicos de pequenos animais, um centro cirúrgico de grandes animais, laboratórios, salas de aula, salas para atendimento clínico, patologia clínica, anatomia patológica, e em breve vai contar com esses espaços para oferecer outros serviços à comunidade.

Os interessados em se inscrever no Projeto de Castração deverão procurar a coordenação do curso de Medicina Veterinária da FIMCA pelo telefone (69)3217-8940.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas