O diretor das Faculdades FIMCA, Aparício Carvalho foi o entrevistado desta segunda-feira (26) no programa Papo News, apresentado pelo jornalista Sérgio Mello. O programa, gravado na última terça-feira (20 de maio) foi ao ar partir das 19h00 pela Record News Canal 58 sendo reprisado na manhã de hoje (27) as 11h00 pela Via Cabo, Canal 20.
Durante a entrevista o público conheceu as várias facetas de Aparício Carvalho como poeta, com cinco livros publicados e membro da Academia de Letras de Rondônia; como médico psiquiatra e presidente da Associação Médica de Rondônia; o Aparício Carvalho comunicador que atuou na TV Educativa, produtor e apresentador de programas na TV Rondônia e Rede Amazônica, assim como sua colaboração em jornais como Alto Madeira e Diário da Amazônia; o Aparício Carvalho político, sua atuação como vereador, vice-governador e também como deputado federal; e o empresário da área da Educação, dono e diretor da maior Instituição de ensino superior de Rondônia, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e ainda sua vida em família.
Durante a entrevista, Aparício Carvalho falou sobre onde e quando nasceu (Boa Esperança ? Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1950), o nome de seus pais (o farmacêutico Apparício Vieira de Moraes e da professora Dolly Carvalho de Moraes), onde iniciou os estudos, por que a escolha pela Medicina, a passagem pelo Exército, sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas, região escolhida por ele por acreditar na região, e também a conclusão do curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, em 1977.
A passagem pelo Conservatório de música do Departamento de Música do Instituto de Letras e Artes da Universidade do Amazonas pro seis anos, de sua participação como poeta expositor, do 1º Salão de Poesias do Amazonas, em 1976, no Teatro Amazonas e ainda a sua escolha pela crítica do Jornal do Comércio como Ator revelação no papel de Édipo Rei, numa adaptação de Jean Cocteau, famoso dramaturgo e cineasta francês.
Aparício também falou sobre sua trajetória como homem de comunicação quando atuou na TV Educativa, canal 2, pela Rede Amazônica onde apresentou e produziu vários programas como Nossa Revista e Bom Dia Rondônia e ainda sua colaboração nos jornais, Alto Madeira e Diário da Amazônia, em Porto Velho.
Sérgio Mello indagou sobre a carreira como médico psiquiatra e os inúmeros cargos exercidos por ele durante a vida profissional como diretor técnico da Sociedade Pestalozzi de Rio Bonito; integrando a primeira diretoria dessa Instituição, em 1977. Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Pestalozzi de Porto Velho, Rondônia, sendo um dos fundadores da instituição neste Estado entre outros cargos.
O Programa Papo News, criado e apresentado por Sérgio Mello, está no ar há dois meses e segundo seu apresentador, o objetivo é entrevistar pessoas que atuam como lideranças políticas, culturais, empresariais e artísticas de Porto Velho. “O Papo News é uma oportunidade de mostrar estas personalidades contando sua história para que o público possa conhecer sua trajetória de vida e como se tornaram lideranças importantes que muito colaboraram e colaboram para o desenvolvimento do Estado de Rondônia”, afirmou Sérgio.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA