Por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está sendo disponibilizado aos alunos de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras, o programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS.
No ar desde o dia 05 de março, a versão online do programa Inglês sem Fronteiras, irá distribuir, inicialmente, dois milhões de senhas de acesso pessoal a estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas, bem como para alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2009. O programa oferecerá diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma inglês. O módulo online é por meio da plataforma My English Online (MEO), elaborada pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.
A meta futura é distribuir cerca de cinco milhões de senhas para que um grupo maior de estudantes, inclusive do nível médio, tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma inglês de forma facilitada. O programa Inglês sem Fronteiras Online permitirá que estudantes de graduação e de pós-graduação desenvolvam o seu nível de proficiência em inglês com vistas ao ingresso no programa Ciência sem Fronteiras.
Segundo a coordenadora institucional do Programa Ciência sem Fronteiras na FIMCA e Faculdade Metropolitana “a falta da proficiência em idioma é um dos grandes entraves para o acesso de nossos alunos ao Programa Ciência sem Fronteiras, e este curso pode auxiliar a melhorar este quadro, portanto é importante que os acadêmicos interessados em ingressar no programa, se antecipem melhorando o seu nível no inglês”. O diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho também enfatiza a importância do domínio em outro idioma “o conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos, além de ser comumente exigido em cursos no exterior, várias instituições estrangeiras que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento científico requisitam que o pesquisador comprove seus conhecimentos da língua inglesa por meio de exames. Para que nossos acadêmicos não percam essas oportunidades, a FIMCA e a Faculdade Metropolitana também aderiu ao Programa Inglês sem Fronteiras, esperando facilitar o ingresso de nossos acadêmicos no Programa Ciência Sem Fronteiras”.
Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos, os alunos deverão enviar e-mail para csf@fimca.com.br ou csf@metropolitana-ro.com.br, ou ainda acessar o site http://www.myenglishonline.com.br/site.