logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

“Prevalência das psicoses em pacientes do Hospital de Base” é tema de tese de mestrado defendida pel

13/07/2006 às 15h47min


Depois de cinco anos de pesquisa e mais de dois de preparação do material escrito, Dr. Aparício Carvalho defendeu na quinta-feira (23) no auditório da FIMCA ? Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sua tese de Mestrado como conclusão de Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, intitulado: A Prevalência das psicoses em pacientes da clínica psiquiátrica do hospital de base Ary Pinheiro em porto velho – RO entre 1999 e 2004.


 


A banca examinadora foi composta pelos Professores Doutores da Universidade de Brasília (UNB), Carlos Alberto Bezerra Tomaz, que atuou também como Orientador do Dr. Aparício; Pedro Sadi Monteiro, Carlos Alberto Paraguassu Chaves e a Professora Doutora Maria Clotilde Henrique Tavares, que ao final da apresentação do trabalho, aprovaram-no por unanimidade.


 


Em seu trabalho, Dr. Aparício Carvalho abordou as patologias das psicoses em pacientes internados no Hospital de Base, onde foi possível analisar: o processo migratório em Porto Velho relacionado a algumas patologias, que levaram o migrante a internação, a ocupação desses pacientes, o que eles faziam quando adoeceram, se eram trabalhadores da área rural ou da área urbana, no sentido de que se pudesse fazer uma avaliação mais ampla das patologias do campo ou na cidade, a idade, as prevalências em termos de idade, qual o período que esses pacientes adoeceram e também uma avaliação quanto ao sexo desses pacientes, se a prevalência maior teria sido entre homens ou mulheres, qual dos dois teve mais predisposição para adoecer.


 


Dr. Aparício informou que ?o objetivo deste trabalho é mostrar a população de Porto Velho, o quanto estamos expostos e quais as patologias mais freqüentes naquelas pessoas que trabalham em determinadas profissões, quais os medicamentos mais utilizados para que possamos ter uma estatística no sentido de que estes medicamentos não faltem nas prateleiras das farmácias, e também no sentido de fazer um trabalho de prevenção?. Acrescentou ainda que ?este é um dos primeiros trabalhos que tivemos a oportunidade de realizar em Rondônia no sentido da psiquiatria e trabalhamos basicamente entre 1999 a 2005 dentro do hospital de base. Foram cinco anos de trabalho, pesquisando os prontuários dos pacientes. Com isso, este trabalho pode mostrar um levantamento geral das patologias mais freqüentes e dos mecanismos que poderemos adotar no serviço de saúde para que tenhamos menos doentes nos nossos hospitais?.


 


Em seguida, Dr. Aparício falou sobre a parceria entre a Universidade de Brasília e Universidade de Rondônia, afirmando ser ?é um avanço importante para Rondônia, pois estiveram hoje na FIMCA esses avaliadores da Universidade de Brasília fazendo este trabalho, que vem beneficiar a educação o especialista, o estudo e as pesquisas?. Para finalizar, acrescentou ?para mim é até difícil avaliar a grandeza deste trabalho neste momento, por que nós estamos aqui formando profissionais que serão capazes de colocar sua experiência em campo, e trazer essa experiência para área acadêmica e ajudando que a formação dos nossos profissionais, seja diferenciada?.


 


O Professor Carlos Alberto Bezerra Tomaz, que orientou do Dr. Aparício em seu trabalho, falou da satisfação de ter orientado Dr. Aparício, especialmente por se tratar de uma pessoa, que já tem uma formação médica há muitos anos, que tem uma atividade profissional envolvida com as pessoas de Porto Velho e de Rondônia.


 


Carlos Alberto ressaltou que ?a execução do trabalho foi feita de maneira séria, criteriosa, e que é importante para o programa de pós-graduação da universidade de Brasília?. Disse ainda que ?acredita que isso só foi possível devido à colaboração que Dr. Aparício encontrou junto às pessoas do hospital de Base aqui de Porto Velho,e espero que ele dê continuidade ao trabalho, que por certo poderá gerar frutos interessantes, principalmente ao que diz respeito redirecionamento de políticas de saúde pública dentro do estado? finalizou.


 


Professor Carlos Alberto Paraguassu, Doutor em Ciência da Saúde, e Coordenador em Porto Velho do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ciência da Saúde da Universidade de Brasília em Rondônia. Prof. Paraguassu falou sobre o convênio resultante da parceria entre a Fundação Rio Madeira, fundação de apoio da UNIR com a UNB, ?que proporcionou um número considerável de profissionais da área de saúde e áreas afins, para realização do Curso de Mestrado, contribuindo de uma forma significativa para concepção de uma massa crítica, de cunho científico, que partir desta massa, resultará na formação, qualificação dos nossos alunos de graduação e de outros profissionais, com a possibilidade de oferecimento e da execução de outros programas de pós graduação?.


 


Para encerrar, Prof. Paraguassu declarou que acompanhou o processo de criação da obra científica julgada pela banca e que o mesmo servirá como resposta ao anseio da sociedade do ponto de vista de um trabalho de psicose em Rondônia e naturalmente, este por ser um trabalho ao conhecimento de programa de Pós – Graduação Stricto Sensu, que ele tem grande potencial para ser um marco para construção de futuros trabalhos na área da psiquiatria em Rondônia.


Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas