logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Presidente da Cooperativa Agroflorestal de Candeias visita Campus da FIMCA

26/02/2008 às 15h49min

Na última sexta-feira (22) as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA recebeu a visita do presidente da Cooperativa Agroflorestal de Candeias do Jamari (COOAFCAN) Jorge Douglas Meira que juntamente com o professor do Curso de Farmácia, Marcelo Arouca, visitou as dependências da Instituição.


 


Na ocasião, Jorge Douglas oficializou um convite para o coordenador do Curso de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani representando a Faculdade na participe de reunião que acontece na Câmara Municipal de Porto Velho, dia 5 de março, 18h00, quando será apresentado o Projeto de Extração de óleos Essenciais para todos os cooperados.  


 


De acordo com o professor Marcelo de Lima Arouca, do Curso de Farmácia da FIMCA, a reunião tem como objetivo apresentar o projeto passo a passo quanto aos modelos de produção industrial. “Quem sabe oficializar parceria entre a Cooperativa e a direção da FIMCA através do Curso de Farmácia. “Acreditamos que a FIMCA tem interesse de compor uma equipe formada por estagiários de Farmácia e do corpo docente do Curso que poderão participar de inúmeras atividades, inclusive um dia de campo objetivando não apenas ensinar como aprender com os cooperados” ressaltou professor Marcelo.


                                                                                        


O projeto Jequitibá ganhou projeção nacional quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Candeias para dar posse aos primeiros assentados. “Minha monografia de especialização foi apresentada aos cooperados como projeto inicial para extração de óleos essenciais em Rondônia e ficou decidido que o projeto seria adotado”.


 


Marcelo diz ainda a Cooperativa necessita ter a participação de novos recursos humanos mais específicos e que existe campo para atividades que poderiam ser realizadas por acadêmicos através de estágios. “FIMCA realizaria este trabalho social para comunidade formada pelos 175 assentados que terão este apoio técnico de um profissional que domine a técnica de extração e que possa também ensinar novas técnicas. 


 


O presidente da Cooperativa, Jorge Douglas declarou que “dentro do Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá (PAF) temos o propósito de montar um laboratório para exploração de essências. Nosso vice-presidente, José Gutenberg indicou um farmacêutico industrial, o professor Marcelo Arouca que nos apresentou seu projeto”. Jorge ressaltou ainda a Cooperativa planeja montar um banco de sementes que possa atender não apenas o reflorestamento do Jequitibá.


 


Jorge explica que o projeto Jequitibá irá assentar 597 famílias e já conta com 175 cooperados que fazem parte do projeto. “Na realidade se fechamos este convênio com a FIMCA, a Instituição estará prestando importantes serviços para estas pessoas. “Por exemplo, temos estradas e pontes feitas pela cooperativa, temos casas prontas para hospedar o pessoal do INCRA; IBAMA e SEDAM que nos visitam”.


                                                   


Na área onde fica a Cooperativa são 44 quilômetros de estradas abertas; quinze pontes recuperadas e mais onze novas que foram construídas no ano passado sempre na área onde vivem os cooperados. “A Cooafcan é hoje o braço direito do projeto Jequitibá. Quando foi pedida a delimitação da área fiz questão de frisar que todas as ações seriam feitas com a orientação técnica especializada”. 


 


O projeto mesmo sendo novo é modelo único no país. São 197 mil hectares. “É muito chão e muito trabalho a ser feito. E este trabalho vai mostrar para todo o país e para o mundo os primeiros passos de como preservar; de como construir um tanque para Piscicultura e saber que não está degradando o igarapé; como montar uma serraria, tirando madeira e dando ao agregado a muda para reposição”.


                                                                                    


Entre os parceiros envolvidos no projeto desde o começo estão incluídos, o ministério público federal e o estadual; INCRA; IBAMA, e ainda a SEDAM, governo estadual, prefeitura de Candeias do Jamari e a cooperativa, seguindo a determinação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Estes parceiros são peças fundamentais na elaboração do projeto.


 


Foto/legendaProfessor do Curso de Farmácia da FIMCA, Marcelo de Lima Arouca com o presidente da COOAFCAN, Jorge Douglas Meira durante visita ao Campus da FIMCA.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas