logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Presidente da Associação Mineira de Medicina de Família e comunidade participa de evento na FIMCA

20/04/2009 às 17h20min

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA sediaram durante três dias (17, 18 e 19 de abril) a I Jornada de medicina de família e comunidade Rondônia com a participação de palestrantes de São Paulo, Paraná, Amazonas e Minas Gerais, representado no evento pela presidente da Associação Mineira de Medicina de família e comunidade, Ruth Borges Dias.


Ruth Dias enfatizou sua satisfação em participar de um evento, que segundo ela é histórico e importante. “Por meio desta jornada pudemos trabalhar a construção do conhecimento dentro da realidade da região norte”.


Ruth disse ainda que a participação dos alunos é importantíssima, pois serem o futuro. “Nós o construímos o hoje em cada evento e são eles que farão as mudanças. É difícil pegar um profissional formado numa outra lógica – como a hospitalocentrica, cujo centro é o hospital, parte de atenção terciária, e querer trazê-lo para a atenção primária. Então quando o formamos com esta atenção primária, trabalhando desta forma desde o início, é mais fácil e certamente eles serão melhores médicos”.


Para o professor de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e um dos palestrantes José Carlos Coutinho, “a Jornada é um dos mais importantes eventos realizados em Rondônia. O programa de saúde da família representa o futuro da saúde no nosso país. Com atendimento primário, pretendemos a longo prazo a resolver os problemas de saúde que assolam o Brasil, principalmente aqui na região norte, uma região que possui enorme potencial de desenvolvimento, e portanto o programa tem a chance de crescer e se solidificar aqui”.


Coutinho ressaltou também a participação dos acadêmicos no evento. “Para os alunos a Jornada oportuniza uma visão global de medicina, principalmente a medicina de família e comunidade, tema do evento”. O professor finalizou afirmando que “o país mudou e as pessoas também. Por isso que o ensino superior tem de mudar, principalmente o que forma profissionais para a área da saúde”.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas