logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Palestras marcaram as atividades do I Simpósio da Liga de Ginecologia e Obstetrícia na FIMCA

03/11/2008 às 18h28min

Foi realizado no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA na tarde de sábado (1º de novembro) o I Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia em comemoração ao primeiro ano de atividades.


 


A Liga, criada em 31 de outubro de 2007, é coordenada pelas doutoras Claudete Martins e Rita de Cássia e formada por dezesseis acadêmicos de Medicina da FIMCA e mais duas instituições de ensino superior da capital. 


 


O Simpósio contou com a participação do Ginecologista e membro do Conselho Federal de Medicina, Hiram Gallo que ministrou palestra sobre a ética em Ginecologia e Obstetrícia. Outro tema abordado foi “Humanização do parto”, pela diretora da maternidade Mãe Esperança, Ida Peréa Monteiro.


 


A presidente da Sociedade de Mastologia de Rondônia, Maillene Rodrigues Lisboa falou sobre “Da Mastologia ao Linfonodo: É preciso conscientização”. O evento teve ainda a participação do Infectologista Marcelo Setton que falou sobre AIDS na gravidez.


 


Para o encerramento do Simpósio, o acadêmico de Medicina e membro da Liga, Márcio Plínio apresentou o tema “Incidência de cesarianas em clínicas privadas e serviços públicos”, trabalho premiado no Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia.


 


Durante a solenidade de abertura, Claudete Martins falou sobre a complexidade do processo de formação de um profissional médico que envolve tanto uma formação básica e técnica de alta qualidade como uma visão integral do ser humano. Falou ainda que as Ligas Médicas são organizações acadêmicas formadas por alunos do Curso de Medicina.


 


“A Liga tem por objetivos criar e difundir conhecimentos aos futuros profissionais da área de saúde, enfatizando a educação e a prevenção. Em muitas universidades e faculdades brasileiras e estrangeiras as Ligas têm se mostrado um instrumento útil no preenchimento de lacunas na formação acadêmica através de atividades de ensino, pesquisa e, em especial como linha mestra para a extensão”, afirmou.


 


Na ocasião, Claudete agradeceu ao diretor da FIMCA, o médico Aparício Carvalho que tem apoiado a Liga desde a sua criação, ao diretor do Hospital de Base, Dr. Amado que recebeu os acadêmicos da Liga naquela instituição, agradeceu aos patrocinadores, aos acadêmicos que organizaram o Simpósio e a presença de todos os palestrantes.


 


Ao final do Simpósio, os organizadores do evento realizaram sorteio de brindes e ofereceram um coquetel de confraternização para comemorar o primeiro aniversário da Liga e ainda o Dia do Ginecologista (30 de outubro).

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas