Criada com o objetivo de disponibilizar um canal de atendimento das críticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias, garantindo o princípio da ética, da eficiência e da transparência nas relações com a comunidade universitária, a Ouvidoria da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana vem se consolidando como uma importante ferramenta de aperfeiçoamento da gestão acadêmica, democratizando as relações com alunos, público externo, docentes e as instâncias administrativas das duas instituições.
Segundo o ouvidor, professor Claudecir Carmona, responsável pela oitiva das informações, reclamações, críticas e sugestões a respeito das duas faculdades, “o principal objetivo da Ouvidoria é ser uma ou ferramenta rápida de acesso e comunicação entre os diferentes seguimentos das instituições, bem como servir de apoio aos processos acadêmicos e administrativos”. Para facilitar a comunicação, a Ouvidoria dispõe de um e-mail, ouvidoria@fimca.com.br, e uma linha telefônica direta (32178996), pelos quais as informações podem ser encaminhadas. “Além desses dois canais, temos uma sala localizada no térreo do prédio administrativo, onde fazemos o atendimento presencial à comunidade interna e externa”, ressaltou Claudecir.
De acordo com o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, o serviço prestado pela Ouvidoria é muito importante e se justifica pelo tamanho da instituição e o grande número de alunos, professores e funcionários. “Além disso, não tínhamos um canal para ouvir, diretamente, a comunidade acadêmica, para adequar condutas, corrigir rumos ou mesmo ajudar na resolução e na prevenção de problemas que ocorrem na faculdade”, explicou o Dr. Aparício.
“Com o apoio da coordenadora pedagógica Rosinei Noronha, temos como dever solucionar as manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, dúvidas e elogios) de acadêmicos, professores, funcionários do corpo administrativo e da comunidade em geral, a partir da apuração da procedência e da veracidade. Somos um canal de comunicação eficaz que viabiliza um atendimento de qualidade e possibilita o fortalecimento da cidadania, dentro de uma gestão participativa”, disse o ouvidor.
Uma das funções do Ouvidor (conhecido na imprensa como “ombudsman”) é ser um representante do cidadão usuário junto à instituição em que atua. Por outro lado, o Ouvidor tem também o papel de atuar na prevenção e solução de conflitos e, portanto, deve atuar com independência e autonomia.
Um aspecto importante da atuação do ouvidor é que ele não atende a solicitações anônimas. No entanto, garante o sigilo sobre o nome e os dados pessoais dos usuários do serviço.