As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca e a Coordenação do Curso de Medicina Veterinária estão realizando, no Hospital Veterinário, Campanha de Doação de Sangue para Animais. Para participar é necessário fazer o cadastro de seu animal.
O atropelamento de animais domésticos é uma realidade nas grandes cidades e Porto Velho, também, já sofre com um trânsito pesado e conflitante. Portanto, cães e gatos são vítimas de atropelamentos, assim como de intoxicação e câncer, estes animais têm na transfusão de sangue uma esperança para sobreviver. O grande problema é que esse tipo de doação, ainda, não é uma prática entre os donos de animais, o que significa que nem sempre tem sangue disponível quando o animal precisa; a dificuldade também é grande porque os cães têm 13 tipos diferentes de sangue, já os gatos têm apenas 03 tipos.
Uma bolsa de sangue pode se transformar em três, uma com concentrado de hemácias, outra com concentrado de plaquetas e, por último a que contém plasma. A estocagem e conservação desse material, graças à tecnologia, podem variar de 21 dias a 01 ano.
Para ser um doador, há semelhança com as exigências para com os humanos, cães e gatos precisam preencher alguns pré-requisitos para se tornarem doadores. Para os cães é preciso ter entre 01 a 07 anos, estar com 25kg ou mais, ser vacinado, vermifugado, estar sadio e no caso das fêmeas não estar prenhe; os gatos seguem os mesmos pré-requisitos alterando, somente, o peso que deve ser no mínimo 4,5kg. A doação só pode ser repetida a cada dois meses.
Após a realização do cadastro o Programa oferece a seus parceiros proprietários dos animais o monitoramento periódico de seus animais a cada doação, através da realização de exames que certificarão a saúde do animal. É importante salientar que todos os procedimentos e resultados de exames realizados serão mantidos em sigilo.
Para que o Programa de cães e gatos doadores do Hospital Veterinário da Fimca seja um sucesso, é necessário o apoio e a solidariedade dos proprietários e criadores de cães e gatos que ajudarão a salvar vidas tornando seu animal um verdadeiro herói.
Interessados entrar em contato pelo telefone (69) 3227-5900 ou comparecer ao Hospital Veterinário na Rua Araras, 7278 – Jardim Eldorado.
Fonte: Coordenação do Curso de Medicina Veterinária