O Dia Internacional do Rim é comemorado em 09 de março, mas as atividades começaram domingo, 04 de março, quando o Espaço Alternativo foi palco mais uma vez das atividades da Campanha da Semana do Rim promovida em parceria entre as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e a Clinica Renal de Rondônia (Clineron), que pelo segundo ano consecutivo reuniu acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Farmácia da FIMCA e funcionários e técnicos da Clineron para juntos prestarem atendimento à população.
A coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da FIMCA (NAF), professora Elyzângela Oliveira, falou sobre a importância da prevenção e da participação do Curso de Farmácia nas atividades da Semana do Rim, e na ocasião falou também sobre o NAF, projeto inédito na região Norte, e que a FIMCA com o peculiar senso de pioneirismo que a caracteriza desde o seu surgimento há nove anos, é a primeira instituição de ensino superior a implantar o projeto.
O Núcleo de Atenção Farmacêutica está sendo desenvolvido por acadêmicos do Curso de Farmácia da FIMCA sob a orientação de professores e o objetivo é mostrar à população o papel do profissional farmacêutico na atuação à saúde e na prevenção de doenças.
Professora Elyzângela enfatizou que a participação dos acadêmicos de Farmácia e Enfermagem nesta campanha foi voltada especificamente para as doenças renais. ?Costumamos comentar que as pessoas lembram muito do fígado e do coração, no entanto esquecem dos rins, que é por onde passa tudo que ingerimos, tudo passa por eles, e se estão comprometidos, fatalmente isso originará outras doenças graves como Hipertensão e Diabetes?. Elyzângela alerta ainda para os perigos da auto-medicação,o que é muito comum, e que acaba provocando conseqüências também graves para a saúde.
O diretor da FIMCA,Aparício Carvalho enfatizou que ?a população sempre muito carente no quesito saúde, necessidade de um projeto como este que implantamos na Faculdade,que é este Núcleo de Atenção Farmacêutica, o NAF, que temos certeza participará e promoverá muitas ações sociais voltadas para a prevenção, e também na preparação de estudos que possibilitem um mapeamento consistente da saúde da população de Porto Velho, viabilizando soluções e certamente pondo estas ações em prática?.
foto/legenda – Diretor da FIMCA, Aparício Carvalho ao lado da coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da FIMCA (NAF), professora Elyzângela Oliveira durante a campanha da Semana do Rim realizada no Espaço Alternativo.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA