O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos psiquiatras do Estado que trabalham para a garantia da Defesa Profissional, da atualização e da congregação dos profissionais dentro dos parâmetros da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Neste sentido, visando o aprimoramento dos serviços prestados e qualidade de vida do profissional e do paciente, o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia vem atuando em parceria com as faculdades FIMCA, Metropolitana e outras instituições nas ações do SETEMBRO AMARELO em prevenção e combate ao suicídio. Os eventos vêm acontecendo também em conjunto com outra entidade, a ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria, que trouxe a campanha para o Brasil. A meta é combater o estigma que envolve o tema e informar a população, incentivando a mídia a falar sobre o assunto.
O Núcleo visa também defender um sistema que dê à população um atendimento de qualidade e informações necessárias à compreensão dos transtornos mentais para seus portadores e familiares que contribua para a melhoria da assistência em saúde mental de Rondônia, como destaca o presidente Dr. Aparício Carvalho de Moraes. “Nosso papel tem uma grande dimensão quando promovemos e incentivamos projetos socioculturais e contribuímos efetivamente na política da saúde mental e ainda, lutamos pelo aperfeiçoamento do sistema médico assistencial”.
Desde o último dia 9 de setembro, o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia juntamente com as faculdades FIMCA, Metropolitana e outras instituições, desenvolvem trabalhos de divulgação, alerta e prevenção em vários pontos da capital Porto Velho como: PANFLETAGEM nas principais avenidas da cidade com a distribuição de panfletos, indicando que o mês de setembro é voltado para a causa da prevenção ao suicídio, CAMINHADA PELA VIDA no Espaço Alternativo onde a rotatividade é de aproximadamente 5mil pessoas no final de semana praticando exercícios físicos, DIVÃ NA RUA onde em vários bairros e principais praças, pessoas foram abordadas em um bate-papo com a finalidade de identificar sinais ou mal-estar psíquico promovendo um suporte psicológico para a pessoa abordada, caso necessário, entre outros.
Ainda no dia 27/09, uma mesa redonda com o tema “O trabalho do profissional da saúde com pacientes suicidas” será realizada com a finalidade de expor e discutir diferentes atuações e visões a respeito do indivíduo que pensa no suicídio. Para o debate, diversos profissionais renomados da capital foram convidados. Jabneela Vieira Pereira – enfermeira e professora da faculdade FIMCA, Kelma Johnson – Psicóloga do Hospital Infantil Cosme e Damião, Daniel Amaral – Coordenador do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Dra. Elza Gabriela – Médica do SAMD (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar) e Dr. Aparício Carvalho – Médico Psiquiatra e Presidente do Núcleo de Psiquiatria de Rondônia.
“Nosso maior objetivo é congregar e informar a todos os médicos psiquiatras do nosso Estado de Rondônia para que possam participar das atividades com foco na defesa e desenvolvimento profissional no campo ético, científico e social, vinculados à saúde mental” concluiu Dr. Aparício Carvalho.
Os eventos se estendem até o dia 30 e a programação você confere clicando aqui:
http://www.fimca.com.br/ver_noticia.asp?id=2802
Mais informações sobre o Núcleo de Psiquiatria de Rondônia acesse: www.npr.org.br