Vinte e seis acadêmicos dos cursos da área de saúde da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participaram na manhã deste sábado, 19, de um Mini-Curso de Acupuntura, como foco na Auriculoacupuntura.
A iniciativa partiu das acadêmicas Kátia Gomes e Susiane Bomfim, do 8º Período de Fisioterapia, com o objetivo de fazer com que os interessados nessa terapia de origem chinesa já comecem a se familiarizar com ela.
O Mini-Curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Adalton Gripp, especialista em acupuntura, no Centro de Reabilitação da FIMCA, no horário das 8 às 12 horas.
“A Acupuntura não consta na grade curricular do Curso de Fisioterapia, mas já há uma reivindicação muito forte para que ela seja incluída, em função dos constatados benefícios que ela proporciona no tratamento de muitas doenças”, explicou Kátia Gomes.
O sucesso da iniciativa já está fazendo com que um novo Mini-Curso seja programado para breve. “O preço é acessível e o interesse dos estudantes, principalmente da área de saúde, é muito grande. Gostamos da resposta e já estamos pensando em uma nova edição”, revelou Susiane Bomfim.
Auriculoacupuntura
Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. Esta é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas. A imagem mais difundida mostra a orelha como o feto de ponta-cabeça, correspondendo o lóbulo à cabeça.
Auriculoacupuntura é muito usada sintomaticamente para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a Acupuntura sistêmica, por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo. Pela associação com a imagem do feto é fácil guardar a relação das áreas da orelha com o corpo.