logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO MÉDICO ABRE SÉRIE DE PALESTRAS NO CAMPUS DA FIMCA

07/05/2015 às 15h36min

 Baseada na importância do aprimoramento docente, as Faculdades FIMCA e Metropolitana colocam em prática o programa “Aprendendo a aprender”, que prevê uma série de palestras, conforme informou a Diretora Acadêmica Nina Lee. A abertura da série aconteceu na noite de ontem, no auditório do campus universitário, com palestra sobre “Metodologia ativa aplicada ao ensino médico”, ministrada pelo neurocirurgião Marcos Madeira. Aos docentes presentes, Marcos Madeira enfatizou que a integração profissional deve começar na graduação, tendo em vista ser um fator fundamental para a qualidade no atendimento na área de saúde. “Os acadêmicos dos cursos de saúde devem ser conscientizados de que a integração profissional começa na graduação”, disse o neurocirurgião, acrescentando que a troca de conhecimentos precisa ser colocada em prática. “É fundamental que os profissionais da área de saúde atuem em equipes na prevenção de doenças e na educação dos pacientes”, acentuou.

De acordo com o Dr. Marcos Madeira, o professor não deve apenas ‘despejar’ conhecimento, mas compartilhá-lo com os seus alunos, inclusive expondo suas dúvidas. “O professor deve atuar como tutor, cabendo ao aluno a tarefa de aprender a aprender, e orientá-lo nesse processo é uma atribuição do professor”, destacou o palestrante. Ele acrescentou que se realmente quiser aprender, o aluno precisa ir muito além do que aprende na faculdade, levando em conta que o aprendizado deve ser constante.

O neurocirurgião entende, também, que a mudança curricular é uma necessidade, argumentando que os cenários de ensino devem ser ampliados, utilizando-se não apenas os hospitais, mas todos os recursos de saúde existentes na comunidade. “É preciso garantir que os programas de ensino reflitam as prioridades da saúde, deslocando o predomínio de métodos de ensino passivos para a aprendizagem ativa com estudo independente e autodirigido. Quanto maior a diversidade do aprendizado na faculdade mais preparado o profissional estará para atuar”, ponderou.  

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas