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Medidor de nível de combustível automotivo

08/07/2022 às 15h54min

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Crhistiane dos Santos Pena, Eliseu Xavier Rocha Fernandes, Jessé de Souza Alves, Renan Tafarel da Silveira Barbosa, Wesley Monteiro da Silva, do 5º e 7º períodos do curso de Engenharia Mecânica da FIMCA, sob supervisão do professor Eng. MSc. Luís A. V. Pelegrineli.

Os Medidores de nível de combustível são utilizados em diversos tipos de veículos, sejam terrestres, aéreos ou navais, uma vez que a informação da quantidade de combustível disponível no tanque é essencial para que a autonomia do veículo possa ser estimada. Por se tratar de um componente básico de veículos, uma área de grande interesse para a Engenharia Mecânica, o entendimento de seu funcionamento pode ser relevante na formação básica dos discentes.

No caso de sensores de nível de combustível automotivos, tem-se uma combinação de três
componentes:
• um flutuador;
• uma haste atuante;
• um resistor.

Essa combinação de componentes é utilizada para enviar um sinal variável para um dispositivo eletrônico que aciona o medidor de combustível.

Nesse contexto, o projeto foi elaborado com o objetivo de desenvolver nos alunos conhecimentos práticos e teóricos sobre a instalação e modo de operação de um medidor (ou sensor) de nível de combustível automotivo.

Os alunos foram responsáveis pela escolha dos componentes, estudo de modo de funcionamento, instalação, determinação da fonte de alimentação do sensor, além da construção do próprio tanque. O tanque foi construído em vidro para facilitar a visualização do nível de combustível e como essa variação é apresentada no mostrador. Com isso, puderam entender como é realizada a instalação e funcionamento do dispositivo, além de desenvolver conhecimentos básicos sobre sistemas hidráulicos, sensores (instrumentação de sistemas), fonte de alimentação e imprecisões do sistema devido às variações na posição do flutuador.

Em paralelo, foi apresentado um velocímetro automotivo, que poderia ser acionado por meio da rotação de um cabo acionado por uma parafusadeira, que emulava o eixo do carro. Assim, foram apresentados os princípios de acionamento de dois componentes encontrados normalmente nos painéis de veículos automotivos.

A partir do trabalho desenvolvido, os alunos puderam compreender melhor, tanto na teoria quanto na prática, os princípios de funcionamento de dois sensores e instrumentos de medida utilizados em diversos tipos de veículos.

 

Fonte: Ascom

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