logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

MEDICINA VETERINÁRIA EM SAÚDE PÚBLICA É TEMA DE PALESTRA

07/03/2016 às 09h43min

Numa iniciativa do curso de medicina veterinária das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, os graduandos tiveram a oportunidade de conhecer informações mais detalhadas sobre a ação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, em palestra ministrada pelo médico veterinário Cesarino Junior Lima Aprígio, da AGEVISA (Agência de Vigilância Sanitária).

Enfatizando aos graduandos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, Cesarino Junior Lima Aprígio observou que a coleta de informações é fundamental para que sejam montados planos de ação, utilizando as estratégias adequadas, visando o combate e o controle da infestação do inseto. “É preciso conhecer a origem das doenças e a coleta de informações é importante nesse processo”, disse o palestrante, acrescentando que o médico veterinário também tem papel destacado nesse trabalho. “A Vigilância Sanitária tem leques que envolvem equipes multiprofissionais”, complementou. A Professora Liana Vilella de Gouvea, coordenadora do curso de medicina veterinária da Fimca, destacou a importância do tema abordado e agradeceu o apoio dos graduandos na arrecadação de rações para o Movimento “Voluntário Animal”. “É um momento acadêmico e beneficente que marca o início de um novo semestre letivo do curso de medicina veterinária”, disse a coordenadora.

Antes da palestra, Hélia Mara Ribeiro, do Movimento “Voluntário Animal”, que atua no atendimento aos animais abandonados e vítimas de maus tratos, agradeceu a iniciativa do curso de medicina veterinário das Faculdades Integradas Aparício Carvalho que fez a doação da ração arrecadada por meio de contribuições feitas pelos graduandos. Segundo ela, o trabalho voluntário realizado em Porto Velho tem sido reconhecido em nível nacional e atuado em parceria com entidades de outros estados. “É um trabalho feito com transparência, voltado para conscientizar e sensibilizar as pessoas de que os cães também têm sentimentos e precisam ser bem tratados”, mencionou. Hélia Ribeiro aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do médico veterinário Luiz Maia, formado pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da coordenação do curso de medicina veterinária da Fimca.

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas