Uma iniciativa dos veteranos do curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, idealizada pelo acadêmico Renato Claros com propósito de envolver os calouros numa campanha solidária para a coleta de bolsas de sangue em parceria com o Fhemeron, foi um sucesso, a campanha também teve o intuito de premiar os 3 primeiros calouros que conseguissem o maior número de doadores.
A premiação aconteceu nesta terça-feira (25) no auditório da instituição. Estavam presentes para a entrega do prêmio o Diretor Geral da FIMCA Dr. Aparício Carvalho, a Vice-diretora Dra. Maria Silvia, Rita Ramalho coordenadora acadêmica, a coordenadora do curso de Medicina Maria da Conceição Ribeiro e representando o Fhemeron Maria Luiza Pereira, Chefe do Núcleo de Captação de doadores da Hemorrede Estadual.
As acadêmicas premiadas foram: Alyssa Rigon que ficou em primeiro lugar, Maria Luiza Corrente em segundo lugar e Lorena Dias que ficou com o terceiro lugar.
O acadêmico e idealizador da ação Renato Claros, falou da importância da campanha e do empenho de todos para que fosse um sucesso. “Desde que comecei a fazer Medicina na FIMCA eu tinha o sonho de fazer o trote solidário porque vai contra o trote humilhante, e é a favor de uma renovação nesse sistema de promoção dos calouros em relação aos veteranos. É um ato social que une as pessoas, foi difícil de organizar, mas a recompensa final foi muito boa e satisfatória, é prazeroso demais ver as pessoas se unindo em prol de uma causa comum e foi uma sensação muito boa ver isso se tornando realidade e as pessoas abraçando a causa com a mesma intensidade que a gente se propôs a organizar, então realizar o trote solidário me fez muito feliz e eu espero de coração que as pessoas passem isso a diante e que perpetuem essa atitude durante as próximas turmas de Medicina que haverá na FIMCA”
A coordenadora do curso Maria da Conceição, ressaltou as dificuldades que a Fhemeron tem com os estoques de bolsas de sangue e que essas ações ajudam a diminuir essa demanda. “Sabemos da importância de providenciar junto ao Fhemeron o quantitativo de bolsas de sangue que ajudam salvar uma vida, esperamos que esse trote continue nos próximos anos porque assim saberemos que os alunos estão preocupados e engajados com o social e a salvar vidas”