A Prefeitura de Ariquemes e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho deram um importante passo no caminho da qualificação profissional e do atendimento em saúde no Município. O prefeito Confúcio Moura e o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho assinaram um termo de cooperação técnica que viabiliza a realização de estágio dos alunos do curso de Medicina na rede municipal de saúde.
O objetivo do convênio é propiciar aos estudantes o desenvolvimento de atividades curriculares práticas e pesquisas nas diferentes áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde. Para o médico e prefeito Confúcio Moura, o convênio é um bom negócio porque tanto a faculdade quanto o município saem ganhando. “Esses futuros médicos podem contribuir muito com a cidade e, em contrapartida, para eles também é bom, porque aumentarão seus conhecimentos sobre a saúde pública, as diretrizes do Sistema Único de Saúde e o atendimento humanizado”, explica o prefeito.
O termo de cooperação terá vigência de 10 anos, podendo ser periodicamente reexaminado. Os locais de atuação serão nas dependências das seguintes unidades de saúde do município: Hospital Regional de Ariquemes (55 leitos), com Clínica Médica, Cirúrgica, Anestesia, Obstetrício e Ginecologia, Ortopédica Pediátrica, Sala Pré-Parto, Centro Cirúrgico e Pronto Socorro; Hospital da Criança (22 leitos), com Clínica Pediátrica, Berçário e Pronto Atendimento; Laboratório de Análises Clínicas; Serviços de Radiologia, Mamografia, Ultrasonografia, Endoscopia, Eletroencefalograma e Eletrocardiograma; 9 UBS – Unidades Básicas de Saúde, com estratégia em Saúde da Família; 1 Centro de Reabilitação Fisio, Fono, Psico; 1 CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; 1 Centro de Internação domiciliar; 1 Centro de Atenção a Mulher; 1 SAE – Serviço de Atenção Especializada, em implantação; e 1 Serviço de Referência em Tuberculose, Hanseníase e Leschmaniose.
Com essa iniciativa a FIMCA parte para a interiorização do campo de estágio dos acadêmicos de medicina, que já vem sendo realizado com sucesso na rede pública de saúde da capital, também mediante convênios assinados com a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado.
Para o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, essa parceria entre a faculdade e a comunidade é uma via de mão dupla onde vão circular serviço, cidadania, experiência e conhecimento, em benefício de todos. ”A comunidade precisa dos médicos que a faculdade forma e a faculdade precisa da comunidade para melhor qualificar seus acadêmicos, em termos práticos e de conhecimento da realidade local. Assim, o convênio que assinamos com a Prefeitura de Ariquemes vai garantir a troca de experiências e de conhecimentos entre nossos futuros profissionais da medicina e os médicos que já atuam no município”, disse Aparício.