Acadêmicos do 7º período do curso de Ciências Biológicas da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – participaram ativamente de um evento sobre o meio ambiente, promovido pela Escola de Ensino Fundamental Oficina do Saber, em Porto Velho.
Sob a orientação do professor Isaac Lucena, os alunos Antonio Carlos Wanzeller dos Santos Junior, Ailton da Silva Ferreira, Dayane Rodrigues Lima Bandeira e Diegla Bernardo Medeiros, forneceram informações sobre a importância da preservação da mata ciliar e sobre os cuidados que se deve ter para evitar acidentes com animais peçonhentos.
Os acadêmicos explicaram aos estudantes do ensino fundamental, que as matas ciliares desempenham o papel de filtro, o qual se situa entre as partes mais altas da bacia hidrográfica, desenvolvida pelo homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem dos rios ou córregos, ou mesmo de um lago ou represa, onde se encontra o recurso mais importante para o suporte da vida, que é a água.
Na ocasião, os alunos da escola Oficina do Saber conheceram, também, como diferenciar, de forma prática, as espécies peçonhentas e não – peçonhentas, bem como a maneira correta de se fazer o socorro, caso uma pessoa seja picada.
A atividade teve por objetivo, além de passar informações biológicas, conscientizar os alunos de que mesmo os animais venenosos são importantes no equilíbrio ecológico, dando destaque aos problemas ambientais que cada mata enfrenta e aos animais típicos da região.