A IV Jornada de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), que será realizada de 23 a 25 deste mês, destaca como tema central a “Inter-relação entre a Fonoaudiologia e a Odontologia na motricidade orofacial”, evidenciando a necessidade da parceria entre os profissionais dessas áreas para que haja atendimento ainda melhor aos clientes. O tema destaque da IV Jornada de Fonoaudiologia da FIMCA leva em conta que alguns fatores caracterizam a estreita inter-relação entre a Odontologia e a Fonoaudiologia, como o caráter anatômico, por ser a boca o órgão da mastigação e da fonação, e o caráter funcional, baseado na correspondência entre a forma e a adaptação.
A riqueza de um trabalho interdisciplinar, além de se buscar um objetivo comum, está também condicionada aos níveis de conhecimento e experiência das pessoas especialistas da equipe e isto é importante porque permite comparar conhecimentos, fortalecendo a ideia de que estes são transitórios, questionáveis e necessitam ser debatidos. Aberta aos profissionais e graduandos das áreas de fonoaudiologia e de odontologia, a jornada tem como proposta debater a Inter-relação entre a Fonoaudiologia e a Odontologia na motricidade orofacial com o objetivo de aproximar ainda mais as duas profissões em prol dos clientes.
A jornada terá palestras sobre “Cirurgia ortognática e fonoaudiologia: correlação no pré e no pós-operatório”, “Intervenção fonoaudiológica nos pacientes submetidos a cirurgias ortognáticas”, “Reabilitação fonoaudiológica em pacientes respiradores orais” e “Atuação da ortopedia funcional dos maxilares frente ao respirador oronasal”. Além das palestras, a jornada ainda terá mostra de trabalhos científicos produzidos por graduandos e a comemoração do primeiro aniversário da Clínica de Fonoaudiologia da FIMCA.