A direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e Faculdade Metropolitana em conjunto com a coordenação do Curso de Ciências Biológicas dão continuidade ao “Projeto Amigos Ambientais de Porto Velho”, que teve início em agosto de 2006, com a instalação no campus da Instituição de novas lixeiras de coletas seletivas padronizadas.
Foram disponibilizados e instalados cerca de nove conjuntos coletores externos dispostos estrategicamente no Campus, além de coletores internos de fácil identificação e seguindo a norma internacional que padroniza por cores específicas para cada tipo de material a ser posteriormente reciclado.
O Projeto Amigos Ambientais de Porto Velho agrega o subprojeto FIMCA-RECICLA, além de outras ações extra-Campus,tais como levantamento das áreas mais degradadas no município, assim como o trabalho de conscientização da comunidade da importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos, entre outras ações envolvendo professores e acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas.
O próximo passo consistirá na distribuição de material explicativo sobre os procedimentos para a coleta seletiva.
O coordenador do Curso de Ciências Biológicas, professor e biólogo, Antonio Hernandes ressaltou que “a mudança de comportamento em relação ao manejo dos resíduos sólidos, traz benefícios imediatos, evitando a poluição do solo e da água, além de gerar dividendos com a reciclagem”. Antonio disse ainda que “pequenas mudanças de hábitos podem ocasionar grande diferença se cada cidadão cumprir seu papel”.
O coordenador lembra ainda que a Instituição encampou a idéia apoiando o projeto em todas as suas fases,”ciente da responsabilidade social e ambiental que lhe cabe”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e Metropolitana