As graduandas Fabiana Ornaghi e Vanessa Karyna Trindade, do curso de Ciências Biológicas da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) participaram de curso realizado pelo grupo BIOCAMPO, em Barra do Mamanguape/PB, coordenado por Flávia Garrido. O curso aborda a biologia marinha com atenção especial aos diferentes tipos de peixe boi marinho, sua reprodução, a importância de sua preservação devido o risco de extinção, sua alimentação e habitat.
As graduandas puderam identificar a diferença existente entre o peixe boi marinho e o peixe boi amazônico. Além disso, o curso proporcionou não somente esclarecimentos sobre o peixe boi, mas também abordou informações importantes quanto a fauna marinha local. Fabiana Ornaghi e Vanessa Karyna Trindade obtiveram instruções teóricas necessárias e ainda tiveram a oportunidade de percorrer trilhas nas quais se pode observar os diferentes tipos de flora resultando em frutos que existem na região.
As graduandas da FIMCA também visitaram o manguezal e participaram de captura de mexilhões e caranguejos e de mergulhos no mar, para observação de peixes, visualização do peixe boi marinho no seu habitat natural, além de visita à base do ICMBio (Instituto Chico Mendes), que é um dos parceiros no projeto Peixe Boi, juntamente com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
Para o professor Jaylson Monteiro de Souza, coordenador do curso de Ciências Biológicas da FIMCA, o estudo da biologia marinha que unifica a biologia e a oceanografia e seus resultados colaboram com a interpenetração destas duas áreas científicas, que se dedicam ao estudo da vida nos mares e nos oceanos, assim como os fenômenos que a afetam e condicionam estes sistemas. Segundo o coordenador, o conhecimento sobre ecologia marinha, uma das áreas dentro da biologia marinha, tem importância primordial na sociedade atual, já que permite obter um conhecimento das repercussões e impactos da poluição e da exploração pesqueira nos ecossistemas marinhos.