O mercado tem uma demanda cada vez maior por profissionais altamente qualificados que possam exercer uma boa gestão em instituições públicas e privadas de saúde, desde hospitais e clínicas até consultórios, laboratórios e maternidades, garantindo competitividade e qualidade dos serviços prestados à população, bem como uma eficiente gestão de custos, recursos humanos, materiais e equipamentos. A gestão hospitalar pode incluir também o planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, o diagnóstico e solução de problemas técnicos e administrativos e o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nessas unidades.
Em Porto Velho, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) oferecem o curso de graduação (tecnólogo) em Gestão Hospitalar, alicerçado num corpo docente altamente qualificado e numa das melhores estruturas físicas e tecnológicas de toda a região que garantem a formação de profissionais diferenciados na área da gestão hospitalar. O gestor da saúde pode trabalhar em instituições de saúde públicas e privadas, bem como empreender e gerenciar o seu próprio negócio na área.
Entre outras instituições, o profissional de gestão hospitalar pode atuar em hospitais públicos ou privados, laboratórios clínicos, clínicas e policlínicas de saúde, clínicas de reabilitação, clínicas de estética, casas de repouso, centros de hematologia e hemoterapia, prontos-socorros, centros de atenção psicossocial, maternidades, Unidades Básicas de Atenção à Saúde e em empresas que prestam consultoria na área da saúde.