O formando Gerson Cassupa do Curso de farmácia das Faculdades Integradas Aparício carvalho – FIMCA participou nos dias 05 e 06 de agosto de 2017 do IV Encontro Nacionais dos Trabalhadores da Saúde Indígena – ENTSI realizado pelo Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores da Saúde Indígena – SINDCOPSI, com o tema: AVANÇOS E DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS PARA O SUBSISTEMA. O Encontro foi realizado em Cuiabá (MT), e contou com a participação de trabalhadores, profissionais, gestores e colaboradores da Saúde indígena.
Esta foi a quarta edição do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Profissionais de Saúde Indígena (ENTSI). A primeira aconteceu em 2014, no estado do Ceará. De lá para cá, o ENTSI já passou pelos estados do Mato Grosso do Sul, Amazonas e agora chega ao Mato Grosso. “As escolhas dos locais têm seguido uma consulta que é feita aos participantes, vencendo aquele escolhido pela maioria”, explica a presidenta do Sindcopsi, Carmem Pankararu.
SINDCOPSI
O Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Saúde Indígena (Sindicopsi) foi criado oficialmente em 23 de abril de 2015, de um sonho de uma comissão que se organizou na 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada em dezembro de 2013.
O Sindcopsi foi criado pelos próprios trabalhadores da saúde indígena, que sentiram a necessidade de se organizar para lutar pelos seus direitos. O objetivo da organização é representar oficialmente os interesses dos trabalhadores, somando forças, dando voz e legalidade à luta dos que fazem o SasiSUS.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) conta hoje com uma força de trabalho composta de quase 22 mil trabalhadores, dos quais 50% são indígenas.
Nós da Faculdade FIMCA parabenizamos nosso formando e desejamos muita sorte em sua nova jornada.