logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FONOAUDIOLOGIA DA FIMCA DESENVOLVE ATIVIDADES PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA VOZ

15/04/2015 às 18h28min

O curso de Fonoaudiologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) desenvolve atividades nesta quinta-feira, dia 16, para comemorar o Dia Mundial da Voz. Graduandos do 8º período do curso, acompanhados da professora Betânia Barbosa, estarão, das 9h às 11h, na SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), orientando professores e funcionários administrativos quanto aos cuidados que devem ser tomados para preservar a voz. Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FIMCA, professora Tatiana de Andrade Lopes, a proposta é alertar os chamados profissionais da voz para que tenham todo o cuidado necessário para garantir o bom funcionamento de seu principal instrumento de trabalho.

A decisão do curso de Fonoaudiologia da FIMCA de levar as atividades para a SEDUC decorre do fato de que os sintomas das disfonias na população em geral no Brasil têm prevalência de 1,7% e que dentre as categorias profissionais mais acometidas por disfonias está a dos professores. O maior levantamento epidemiológico do Brasil (2009) com professores das redes pública e privada de todas as capitais refere uma prevalência 3,7% de sintomas vocais nessa população que indicam que ser esta uma profissão de risco ocupacional.

O Dia Mundial da Voz existe como estratégia de incentivar homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz.  Ainda assim é comum que as pessoas cometam abusos vocais, fumando, gritando, bebendo, ou usando a voz profissionalmente sem qualquer cuidado ou técnica.

ORIENTAÇÕES PARA UMA BOA SAÚDE VOCAL

1. Hidrate-se.  Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para manter-se hidratado.

2. Não grite. Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.

3. Utilize um microfone para falar em público. Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.

4. Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.

5. Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.

6. Não fume. O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz.  A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).

7. Não realize competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.

8. Tenha uma boa respiração. Fale devagar e pronuncie bem as palavras.

9. Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas