Numa iniciativa coordenada pela professora Eliziane Rios, responsável pelas disciplinas de Saúde da Mulher, o curso de fisioterapia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) levou, domingo, dia 29, ao Parque Natural de Porto Velho o Projeto “Bem me quer mulher”, que prestou atendimento a aproximadamente 50 mulheres com idade entre 15 e 80 anos. O Projeto envolveu um grupo de 20 graduandos do 7º período do curso de fisioterapia, cujas atividades fazem parte da disciplina de Fisioterapia em Ginecologia Obstétrica e Urologia.
De acordo com a professora Eliziane Rios, as atividades foram desenvolvidas para complementar as comemorações de março e o projeto também teve como proposta divulgar mais essa área da fisioterapia, que abre novas perspectivas em termos de mercado, e, ao mesmo tempo, incentivar a elaboração e execução, pelos alunos, de projetos de extensão. “Com o projeto desenvolvido no Parque Natural, procuramos conscientizar as mulheres frequentadoras do local a respeito de patologias femininas recorrentes que, muitas vezes, são consideradas normais com o envelhecimento, mas que podem ser reversíveis pela fisioterapia”, disse a docente.
As atividades foram desenvolvidas durante todo o domingo, contando com palestras sobre a saúde da mulher e trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico com a prática de exercícios físicos, além de sorteio de kits de utensílios femininos.