logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FIMCA RENOVA REGISTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA JUNTO À CONEP

16/05/2016 às 13h21min

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) teve o seu registro renovado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), seguindo o que dispõe a Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que regulamenta pesquisas em seres humanos no Brasil. Instituído inicialmente pela Portaria nº 09, de 18 de novembro de 2005, da Direção Geral da Faculdade, o Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA foi aprovado pela CONEP em 10 de abril de 2006, tendo como objetivos identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam direta ou indiretamente seres humanos.

O Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA tem como atribuição avaliar a ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo direta ou indiretamente seres humanos, desde que esteja de acordo com os padrões metodológicos e científicos reconhecidos e que seja realizado com a participação de pesquisadores, tecnologistas e analistas. O CEP/FIMCA deve emitir pareceres consubstanciados sobre os aspectos éticos das atividades de pesquisa envolvendo seres humanos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos fundamentais de indivíduos e populações humanas.

O Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA desempenha papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. É vinculado diretamente à Direção da Faculdade e mantém relações institucionais com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS) e organizações afins. O coordenador Gilmar dos Santos Nascimento orienta no sentido de que todos os coordenadores e docentes fiquem atentos quanto à necessidade da apresentação ao CEP de qualquer projeto de pesquisa que envolva seres humanos, a fim de que seja analisado do ponto de vista ético e se está de acordo com as orientações do Conep. “O CEP está à disposição para quaisquer esclarecimentos, lembrando que os projetos devem ser postados via Plataforma Brasil”, informou o coordenador.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas