logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FIMCA PROMOVE AULA DE CAMPO AOS ALUNOS DE BIOLOGIA

23/04/2014 às 17h19min

No início deste mês, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca promoveu aula de campo aos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas com visita ao Projeto “Semeando Sustentabilidade” que, é realizado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra. Os alunos, do 4º período da disciplina Ecologia Geral, foram monitorados pela docente Elis Paula de Almeida Batista. A visita técnica teve como objetivo principal identificação das diferentes fases do processo de sucessão ecológica através do uso de SAFs – Sistemas Agroflorestais em áreas degradadas.

O dia de campo teve início com um passeio pela Floresta Nacional do Jamari, para que os alunos pudessem conhecer o berçário onde são coletadas as sementes utilizadas para a manutenção das mudas do projeto, com a exploração do local, os alunos fizeram uma trilha no interior da floresta, aprenderam como é feito o processo da identificação das matrizes, que são as árvores de onde são extraídas as sementes, com esse aprendizado colocaram em prática fazendo a coleta bem como o transporte das sementes; dando continuidade às atividades os alunos seguiram para o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, no viveiro são produzidas e armazenadas as mudas que são doadas pelo Projeto aos produtores que aceitam recuperar áreas degradadas, dentro de suas propriedades.
Com essa experiência, os acadêmicos observaram as transformações socioeconômicas que o Projeto tem promovido aos produtores que vivem no entorno da Flona do Jamari e se respaldaram de conhecimento para debaterem sobre temas importantes para a economia regional.
Para finalizar a visita técnica os alunos participaram de palestras, nas quais os assuntos abordados e que se destacaram foram sequestro de carbono, sucessão ecológica, uso de SAFs no manejo sustentável do solo e ações educativas e de assistência técnica para orientar agricultores sobre as melhores ferramentas de desenvolvimento agroecológico na região.
 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas