logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FIMCA FORMA A 7ª TURMA DO CURSO DE MEDICINA

11/12/2015 às 11h43min

Novos médicos foram formados pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em cerimônia de outorga de grau presidida pelo Dr. Aparício Carvalho, Diretor Geral da Instituição de Ensino Superior, e realizada na noite desta quinta-feira, dia 10, no Teatro Palácio das Artes. Um momento que marcou a conclusão de uma trajetória acadêmica vitoriosa dos novos médicos da 7ª Turma de Medicina “Ricardo Antunes Henry – in memoriam”, prestigiada por autoridades, familiares e amigos, que lotaram o Teatro.  Myrna Licia Gelle de Oliveira, oradora da turma, manifestou gratidão a Deus pela vitória, destacando o compromisso assumido com a ética para que a medicina seja exercida com entrega e respeito aos pacientes, sem deixar de mencionar que a busca pelo conhecimento deve ser contínua.

A Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões, coordenadora do curso de medicina e paraninfa da turma, evidenciou grande alegria ao destacar que nada é mais recompensador a um professor que ter o trabalho reconhecido. “Muitas vezes caminhamos sem saber que rumo seguir até encontrarmos a luz que irá nos conduzir porque ser médico é dar sentido à vida, é transmitir conhecimento. Há 6 anos vocês nos foram entregues por seus verdadeiros mestres: os seus pais. Obrigado a eles que confiaram à FIMCA a formação de seus filhos. Mantenham-se focados na ciência, na ética e na fé, sem esquecerem de que a ciência médica tem limites, mas a compaixão não”, mencionou.

“Um momento importante que marca a concretização de um sonho”, disse o Dr. Aparício Carvalho, Diretor Geral da FIMCA, enaltecendo a determinação e a persistência dos novos médicos e de seus familiares para que essa vitória fosse possível. “Sei dos sacrifícios e dos desafios enfrentados e vencidos por familiares e graduandos ao longo da trajetória acadêmica. Mas, a vitória veio porque é nas dificuldades que nos fortalecemos para continuar nossa jornada”, frisou o Diretor.

O Dr. Aparício Carvalho sugeriu que seja feita uma reflexão no que diz respeito ao relacionamento médico-paciente, salientando que, apesar dos avanços tecnológicos, a comunicação entre médico e paciente ainda é deficiente. “O médico nem sempre faz questão de conversar com o seu paciente, não se interessa em ouvi-lo. É preciso que saibamos ouvir as pessoas, principalmente porque o nosso relacionamento com os nossos pacientes não deve ficar restrito ao campo profissional”, acrescentou.

O Patrono da Turma, Dr. Osiel Jardim de Moura Junior, agradeceu a Deus por lhe conceder a oportunidade de poder participar de um momento tão importante e relevante para os novos médicos formados pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho. “Agradeço pelo reconhecimento, mas devo lembrar que o maior bem da nossa profissão é o paciente. Portanto, saibamos ouvi-lo para que possamos conquistar a sua confiança”, assinalou.

Homenageado pela Turma, o Dr. Marcos Antônio Gonçalves Madeira, indicou aos novos médicos que o aspecto humano deve ser o norteador da profissão. “Mantenham-se humanos e não percam a capacidade de ajudar, sem procurando ouvir o paciente e demonstrando a intenção de consolá-lo e de apoiá-lo”, disse. A Professora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá, Diretora Acadêmica da FIMCA, arrematou, com profundidade, ao destacar que “nenhum conhecimento é mais importante que o amor”. A Dra. Maria Sílvia Carvalho, Vice-Diretora da FIMCA, também esteve presente à cerimônia, prestigiando a outorga de grau da 7ª Turma de Medicina da Instituição.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas