Novos médicos foram formados pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em cerimônia de outorga de grau presidida pelo Dr. Aparício Carvalho, Diretor Geral da Instituição de Ensino Superior, e realizada na noite desta quinta-feira, dia 10, no Teatro Palácio das Artes. Um momento que marcou a conclusão de uma trajetória acadêmica vitoriosa dos novos médicos da 7ª Turma de Medicina “Ricardo Antunes Henry – in memoriam”, prestigiada por autoridades, familiares e amigos, que lotaram o Teatro. Myrna Licia Gelle de Oliveira, oradora da turma, manifestou gratidão a Deus pela vitória, destacando o compromisso assumido com a ética para que a medicina seja exercida com entrega e respeito aos pacientes, sem deixar de mencionar que a busca pelo conhecimento deve ser contínua.
A Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões, coordenadora do curso de medicina e paraninfa da turma, evidenciou grande alegria ao destacar que nada é mais recompensador a um professor que ter o trabalho reconhecido. “Muitas vezes caminhamos sem saber que rumo seguir até encontrarmos a luz que irá nos conduzir porque ser médico é dar sentido à vida, é transmitir conhecimento. Há 6 anos vocês nos foram entregues por seus verdadeiros mestres: os seus pais. Obrigado a eles que confiaram à FIMCA a formação de seus filhos. Mantenham-se focados na ciência, na ética e na fé, sem esquecerem de que a ciência médica tem limites, mas a compaixão não”, mencionou.
“Um momento importante que marca a concretização de um sonho”, disse o Dr. Aparício Carvalho, Diretor Geral da FIMCA, enaltecendo a determinação e a persistência dos novos médicos e de seus familiares para que essa vitória fosse possível. “Sei dos sacrifícios e dos desafios enfrentados e vencidos por familiares e graduandos ao longo da trajetória acadêmica. Mas, a vitória veio porque é nas dificuldades que nos fortalecemos para continuar nossa jornada”, frisou o Diretor.
O Dr. Aparício Carvalho sugeriu que seja feita uma reflexão no que diz respeito ao relacionamento médico-paciente, salientando que, apesar dos avanços tecnológicos, a comunicação entre médico e paciente ainda é deficiente. “O médico nem sempre faz questão de conversar com o seu paciente, não se interessa em ouvi-lo. É preciso que saibamos ouvir as pessoas, principalmente porque o nosso relacionamento com os nossos pacientes não deve ficar restrito ao campo profissional”, acrescentou.
O Patrono da Turma, Dr. Osiel Jardim de Moura Junior, agradeceu a Deus por lhe conceder a oportunidade de poder participar de um momento tão importante e relevante para os novos médicos formados pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho. “Agradeço pelo reconhecimento, mas devo lembrar que o maior bem da nossa profissão é o paciente. Portanto, saibamos ouvi-lo para que possamos conquistar a sua confiança”, assinalou.
Homenageado pela Turma, o Dr. Marcos Antônio Gonçalves Madeira, indicou aos novos médicos que o aspecto humano deve ser o norteador da profissão. “Mantenham-se humanos e não percam a capacidade de ajudar, sem procurando ouvir o paciente e demonstrando a intenção de consolá-lo e de apoiá-lo”, disse. A Professora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá, Diretora Acadêmica da FIMCA, arrematou, com profundidade, ao destacar que “nenhum conhecimento é mais importante que o amor”. A Dra. Maria Sílvia Carvalho, Vice-Diretora da FIMCA, também esteve presente à cerimônia, prestigiando a outorga de grau da 7ª Turma de Medicina da Instituição.