Há nove anos quando a FIMCA iniciou suas atividades, o diretor Aparício Carvalho declarou que “uma Intuição de Ensino Superior deve se basear em ensino, pesquisa e extensão” e até hoje, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e Faculdade Metropolitana, seguem este preceito irrestritamente em todos os Cursos e setores da Instituição.
A renovação semestral do acervo de sua biblioteca é prova desta preocupação. Com uma circulação anual média é de 11.000 empréstimos e uma freqüência de
A Biblioteca da FIMCA tem como objetivo subsidiar o ensino e a pesquisa bibliográfica. Atender aos diversos segmentos da Faculdade em suas necessidades de documentação e informação nas áreas do conhecimento específico de sua atuação, tendo como propósito contribuir para a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão, ampliando e renovando livros nas áreas das ciências da saúde, biológica, agrárias, humanas, sociais e aplicadas.
Segundo a bibliotecária, Eliane Gemaque, “a biblioteca está devidamente equipada para atender os usuários, disponibilizando ambiente climatizado, iluminação artificial satisfatória, seção de referência, sala de processamento técnico e coordenação, sala de multimeios com fitas VHS’s, cd-rom’s, dvd’s e slides, sala de estudo em grupo, salões de leitura, cabinas de estudo individual, cabines de acesso à internet, seção de livros, seção de periódicos e banheiros”.
“No começo deste ano, a direção investiu cerca de 130 mil reais na aquisição de novos livros somando um total de mil e seis volumes para os Cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Administração, Odontologia e Educação Física. Para os Cursos de Biomedicina e Fisioterapia, os livros foram adquiridos no semestre passado”.
Eliane Gemaque informou ainda que a direção da FIMCA solicitou a aquisição de títulos não inclusos na grade curricular dos Cursos, com o intuito de aumentar ainda mais o leque de informações para os acadêmicos.
Dentro das instalações da Biblioteca funciona o Centro Integrado de Fomento a Iniciação Científica e Extensão-CIFICE, uma parceria que tem gerado grandes resultados no âmbito da pesquisa entre o corpo docente e discente da IES. O CIFICE é um centro que procura através de uma ação integrada entre pesquisadores, desenvolver atividades de pesquisa e extensão voltadas a dar respostas às questões de saúde pública, medicina social, odontologia social e preventiva no contexto de Rondônia e do contexto amazônico.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho enfatiza que “buscamos dessa forma, estabelecer as bases de compreensão da sociedade e a saúde, o estilo de vida e a organização das populações, padrões de qualidade de vida, problemas e necessidades, tornando-se assim, referência no âmbito da comunidade científica amazônica e servindo como instrumento estratégico para a promoção da saúde para população”.
Foto/legenda – Eliane Gemaque, bibliotecária das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e Metropolitana